Tem pais e mães que dão um jeito de incluir os filhos em todas as suas atividades de lazer, inclusive, abrindo mão de programas que as crias não podem participar. Uma hora, porém, o casal pode ter vontade, ou mesmo necessidade, de se ausentar por uns dias de casa. E quem disse que não há um jeito divertido de se fazer isso?!

A professora belo-horizontina Liara Sia Moreira Salles dá ótimas dicas no livro “Até a Volta, Papai e Mamãe!” (50 páginas, R$ 20). Indicado para crianças de 3 a 8 anos, o livro conta a história de um casal que elegeu seu aniversário de casamento como o “dia da família”, com direito a um café da manhã especial com os três filhos e registros no “caderno da família” das coisas mais importantes que tinham acontecido naquele ano. 

Mas apesar da alegria de celebrar aquela data todos sempre juntos, eles resolveram viajar por uma semana, só os dois, para comemorar os dez anos de casados, deixando as crianças com os avós. 

O cuidado em conversar com os filhos e deixá-los seguros – cercando eventuais imprevistos, mantendo a rotina do dia a dia e inventando um fim de semana diferente – garantiu tranquilidade a todos. 

A criatividade também ajudou a diminuir a saudade e se fazer presente. Com bilhetes carinhosos e pequenas lembranças, os pais desejaram bom-dia aos filhos todas as manhãs. E a volta para casa... Ah!!! Foi cheia de abraços apertados e desenhos de boas-vindas pelas paredes.

#FICAADICA
Ao final, a autora sugere que o pequeno leitor escreva cartinhas para sua família, recordando dias felizes ou registrando atividades e brincadeiras que eles gostam de fazer juntos. O livro ainda traz adesivos para dar um toque especial.