Diretor teatral Guti Fraga, do grupo Nós do Morro, é o novo presidente da Funarte

Folhapress
25/07/2013 às 19:08.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:24

SÃO PAULO - O novo presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes) é o diretor teatral, ator e jornalista mato-grossense Gotschalk da Silva Fraga, o Guti Fraga, 61. Ele é fundador e diretor artístico do grupo Nós do Morro, que oferece cursos de formação nas áreas de teatro e cinema para moradores do morro do Vidigal, no Rio.

A Funarte é uma instituição vinculada ao MinC (Ministério da Cultura), responsável por políticas públicas em teatro, artes visuais, música, dança, literatura e circo. Procurado, o MinC afirmou que a ministra da Cultura, Marta Suplicy, convidou o ator a assumir a presidência hoje. Por meio da assessoria de imprensa, Marta disse estar entusiasmada. Segundo ela, Guti Fraga tem um perfil ousado e criativo e tem contato com as ruas.

A reportagem procurou Guti Fraga, mas não conseguiu entrar em contato, no início da noite desta quinta, o ator estava num voo entre Brasília ao Rio. Mas, em entrevista ao jornal "O Globo" antes de embarcar, ele afirmou haver aceitado o convite. "É um desafio e um privilégio. Passamos a vida inteira trabalhando para poder assumir compromissos e novos desafios como este", disse ao jornal.

De acordo com a agenda da ministra, a pauta da reunião era o projeto Nós do Morro. No começo de julho, Marta havia visitado a sede do projeto no Rio. O Nós do Morro formou atores como Mary Sheila, da minissérie "A Casa das Sete Mulheres" (2003) e Jonathan Haagensen, do filme "Cidade de Deus" (2002). Grande parte do elenco de "Cidade de Deus" era de atores formados pelo Nós do Morro.

Fraga chegou a estudar medicina e agronomia enquanto morava em Buenos Aires no final da década de 1970, mas não terminou os cursos. Ele se formou em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1980. Paralelamente, fez um curso técnico de interpretação na Escola Martins Pena. Fraga dirigiu cerca de 30 espetáculos de teatro e participou do elenco de mais de vinte longas-metragens.
   

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por