O nome original do filme sobre a vida de Andy Kaufman, interpretado por Jim Carey, não passou batido por Gero Camilo e Victor Mendes. Man On The Moon representa o espírito do artista que tremeu as bases do show bis norte-americano, "mas tinha a cabeça na lua", como conta Camilo, que estreia Andy ao lado de Mendes no Sesc Santana.

Sob o risco de repetir números famosos do artista, muitos disponíveis na internet, a dupla não fugiu das referências, mas criou uma trama paralela à história de Kaufman, mesclando a carreira do comediante com a histórica trajetória da cadela russa Laika, tida como o primeiro ser vivo a orbitar a Terra, em 1957. "É o período da corrida espacial, com grandes inovações e o desejo de alcançar o espaço, um novo lugar", lembra Camilo, que interpreta Laika.

Durante a peça, Camilo também faz o papel de contrarregra dos shows e até de técnico do próprio Sesc. "Queremos ampliar a dimensão do trabalho dele, lembrando como a performance ultrapassa a representação de personagens e a narração de uma história." Algumas cenas retratam o anti-humor do artista que, desde o início, rejeitava a imaginária quarta parede do teatro, aquela que se fecha à participação ativa da plateia. Além do estrangeiro Latka Gravas, Mendes também faz o orgulhoso e barulhento Tony Clifton, um oposto do primeiro, que é calmo e pacífico.

Mesmo após a morte de Kaufman - vítima de um câncer raro de pulmão, aos 35 anos, ou aids, segundo alguns relatos não confirmados -, o personagem Clifton continuou se apresentando mascarado, mantendo sua identidade desconhecida, o que levou a questionar até a veracidade do óbito de Andy. "Pode ter sido o amigo e produtor Bob Zmuda, ou mesmo fãs", diz Camilo.

De todo modo, o polêmico Kaufman não foi rejeitado por toda indústria cultural norte-americana. O cineasta Orson Welles, famoso pela transmissão de Guerra dos Mundos no rádio, foi admirador declarado do trabalho do artista. "Estava claro que eles pensavam em outros mundos", diz Camilo.

ANDY
Sesc Santana. Av. Luiz Dumont Villares, 579. Tel.: 2971-8700. 6ª, sáb., 21h, dom., 18h. Estreia sáb. (23/6). R$ 30 / R$ 15. Até 29/7.