Escritora francesa Fred Vargas vence o Prêmio Princesa das Astúrias de Letras

Estadão Conteúdo
24/05/2018 às 10:43.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:14
 (Reprodução/Youtube)

(Reprodução/Youtube)

A escritora francesa de livros policiais Fred Vargas, pseudônimo de Frederique Audoin-Rouzeau, venceu o prestigioso prêmio espanhol Princesa das Astúrias de Letras, pelo seu sucesso em dar nova vida ao gênero.

A fundação do prêmio disse nesta quinta-feira, (24), que Fred Vargas, também uma distinta arqueóloga, percebe a sociedade como "um sistema misterioso e complexo". Afirmou, ainda, que as suas histórias de detetives possuem tramas originais e ironia na sua descrição de personagem, bem como uma imaginação abundante.

A escritora, de 60 anos, é best-seller na França e traduzida ao redor do mundo. No Brasil, livros seus foram publicados pela Companhia das Letras, como "O Exército Furioso" (2012) e "Um Lugar Incerto" (2011). Ela já ganhou diversos prêmios da Associação de Escritores Policiais (Crime Writer's Association).

O prêmio de 50 mil euros é um das oito distinções Astúrias concedidas todos os anos pela Fundación Princesa de Asturias. Em outros anos, o prêmio de literatura foi concedido a autores como Philip Roth, John Banville, Antonio Muñoz Molina e Leonard Cohen. Fonte: Associated Press.
Leia mais:
Escritor americano Philip Roth morre aos 85 anos
Escritora polonesa Olga Tokarczuk ganha prêmio Man Booker International
Jornalista Alberto Dines morre aos 86 anos

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por