Qual a relação entre a imaginação da criança e o mundo material? Como as matérias primas aguçam a vida sensorial na infância? Esse é o mote da exposição “A Criança e a Imaginação da Matéria”, que o educador e artista plástico Gandhy Piorski traz para Belo Horizonte a partir desta terça (6). A mostra fica em cartaz Galeria de Arte GTO, no Sesc Palladium.

Até o dia 23 de julho, o público poderá prestigiar 300 peças do acervo de 1700 criações artísticas, feitas por 1300 crianças cearenses, entre 4 e 12 anos, construídas a partir de restos de sucata urbana e industrial. Os visitantes serão convidados a explorar o imaginário infantil a partir das representações de dinossauros, robôs, animais, humanos, entre outras esculturas, produzidas em oficinas livre criação.

Além da abertura da exposição, nesta terça acontece o lançamento do livro “Brinquedos do Chão: A Natureza, o Imaginário e o Brincar”, da Editora Peirópolis em parceria com o projeto Alana. Já no dia 9 de junho, às 19h, Piorski ministra a palestra “A criança, a matéria e o sonho”, onde propõe uma breve investigação sobre o impacto que as matérias-primas e as formas provocam na criança, a partir de seu campo sensório e até a profundidade de sua vida simbólica. O evento será no Teatro de Bolso e a entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso 30 minutos antes.

Nos dias 8 e 10 de junho, Gandhy realizará a Oficina Ateliê Livre “Criação de Objetos” para educadores em geral. A atividade propõe a construção de objetos coletados em sucatas industriais e uma reflexão sobre esse processo. Além da atividade para os educadores, alunos de escolas municipais de Belo Horizonte também poderão participar nos dias 7, 8 e 9, mediante agendamento prévio, da mesma oficina, porém voltada para o público infantil. As peças criadas nesse espaço integrarão a exposição em curso.

Serviços:

Abertura da exposição “A criança e a imaginação da matéria” e lançamento do livro “Brinquedos do Chão: a Natureza, o Imaginário e o Brincar”
Data: Terça (6), às 19h
Local: Galeria de Arte GTO, Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: Gratuita. Espaço sujeito a lotação.

Palestra A criança, a matéria e o sonho, com Gandhy Piorski
Data: 9 de junho, às 19h
Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: Gratuita. Retirar os ingressos 30 minutos antes do evento. Espaço sujeito a lotação.