Ex-apresentadores da Cultura protestam em vídeo para tentar salvar emissora

Hoje em Dia
11/08/2015 às 12:54.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:18

Ex-apresentadores da TV e rádios Cultura se uniram e produziram um vídeo como forma de protesto para "impedir o desmanche" do veículo, como afirma o texto explicativo em uma petição online realizada pelos manifestantes.

Segundo eles, nos últimos anos, a Cultura esta passando por um processo de desmonte e terceirização da programação, "com a degradação de seu caráter público e da sua qualidade". Vários programas de referência da emissora foram extintos, como Zoom, Grandes Momentos do Esporte, Vitrine, Cocoricó e Bem Brasil. E nesta segunda-feira (10) foi confirmada ainda o fim da produção dos programas "Provocações" e "Viola Minha Viola". Além disso, a petição confirma que o premiado Quintal da Cultura perderá a participação dos artistas e será reestruturado para ser apenas o espaço de veiculação de desenhos animados.

"Esse processo vem acompanhado de demissões em massa e de precarização das relações de trabalho, com estrangulamento da equipe de jornalismo e radialismo; enfraquecimento da produção própria de conteúdo, inclusive dos infantis", diz o documento.  "O mais recente ataque à estrutura da TV foi a retirada do seu sinal das antenas parabólicas, excluindo 30 milhões de pessoas de acesso ao canal", completa.

No vídeo, Luciano Amaral, de "Mundo da lua" e "Castelo Rá tim bum", Gabi França, de "Quem Sabe, Sabe!" e "Cartãozinho Verde", Sabrina Parlatore, de "Vitrine", e outros ex-apresentadores da TV Cultura usam a frase "Eu quero a Cultura viva!" em forma de protesto e com o intuito de "mostrar à população o que está acontecendo no veículo".

A petição, que já atingiu cerca de 65 mil assinaturas, é destinada ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao presidente da TV Cultura, Marcos Mendonça, e ao conselho curador do canal.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por