Exposição de mulheres artistas marca inauguração do CCBB em Belo Horizonte

Hoje em Dia
21/08/2013 às 16:26.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:11

O Centro Cultural Banco do Brasil vai dar início às suas atividades na quarta-feira (28) com a exposição "ELLES: Mulheres Artistas na coleção do Centro Pompidou", que reúne 120 obras de 65 artistas mulheres com produções de 1907 a 2010. A mostra vem à capital mineira depois de levar 240 mil pessoas ao Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro e passar por cidades com Paris (França) e Seattle (EUA). ELLES acompanha a trajetória da arte contemporânea produzida por mulheres como Frida Kahlo, Joan Mitchell, Nan Gouldin e as brasileiras Rosângela Rennó, Rivane Neuenschwander e Lygia Clark.

A mostra foi organizada pelo Centro George Pompidou/Musée National d'Art Moderne, que reúne a maior coleção de arte contemporânea da Europa e tem curadoria de Emma Lavigne e Cécile Debray. ELLES promete desafiar a ideia que o visitante tem sobre a arte produzida no último século.

A exposição é dividida em cinco sessões, que exploram a forma como as artistas desenvolveram seus trabalhos ou seus temas mais recorrentes: "Tornar-se uma artista", "Abstração colorida/abstração excêntrica","Feminismo e a crítica do poder", "O Corpo" e "Narrativas". As obras estão em diversos suportes: pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo, instalação. ELLES fica aberta ao público até o dia 21 de outubro.

Centro Cultural

O novo espaço cultural da cidade vai integrar o Circuito Cultural Praça da Liberdade. O prédio do Centro Cultural Banco do Brasil começou a ser adaptado em 2009 a um custo de R$ 37 milhões em reforma, restauro e aquisição de equipamentos e mobiliário. O CCBB vai contar com área para exposição, teatro com 270 lugares, sala multimeios, sala de programa educativo, cafeteria e lanchonete.

Serviço
ELLES: Mulheres Artistas na coleção do Centro Pompidou, de 27 de agosto a 21 de outubro, das 9 às 21 horas, no Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450). Entrada franca.
 


Escultura Caranguejo, de Lygia Clark (Foto: Associação Cultural O Mundo de Lygia Clark/Divulgação)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por