Celebrado ao redor do mundo, o “Fela Day” – tributo ao multi-instrumentista e ativista nigeriano Fela Kuti – também ganha sua versão belo-horizontina no sábado, no Bar Latino. O evento, que acontece desde 2010 na capital, reúne vários artistas locais e presta tributo ao legado deixado pelo músico.

Um dos organizadores do “Fela Day”, o DJ e pesquisador da música africana Rafael Roots, conta que a escolha da data não é uma obra do acaso, já que o dia 15 de outubro marca o aniversário de nascimento do músico, falecido em 1997.

Mas para além da data significativa, o evento também presta tributo aos vários legados deixados pelo nigeriano. Considerado o precursor do afrobeat (ritmo que mistura jazz, soul e percussão africana), o músico representa uma herança que vai muito além da música. “Ele foi uma figura muito importante para o pan-africanismo (ideologia que propõe a união de todos os povos da África como uma forma de potencializar a voz do continente). No período que viveu, vários artistas começaram a repensar a identidade do povo africano, muito usurpada durante o imperialismo europeu. O Fela lutou muito nesse sentido”, destaca o produtor da festa.

Atual
Para Rafael, a luta protagonizada pelo músico faz com que ele continue sendo um símbolo significativo nos tempos atuais. “Ele falava muito das questões e dos direitos sociais. No nosso caso, aqui no Brasil, muitas das coisas que ele pregava são os direitos que estamos perdendo, principalmente no campo social, como a distribuição de renda. São coisas que estamos discutindo aqui com essas reformas”, exemplifica o DJ.

Ele ainda ressalta que a homenagem vai além da própria figura e representatividade de Fela Kuti. “Existe muito de admiração, mas também há uma identificação ainda maior com o que ele fez, principalmente pelo momento que estamos vivendo”.

Prestando tributo ao nigeriano, sobem ao palco, Roots e o DJ Geo – os dois apresentam não só clássicos do afrobeat, como também canções que influenciaram a criação do ritmo. Além da discotecagem, o evento também programa o show Bala da Palavra, dirigido pelo músico e compositor Sérgio Pererê, que ganha uma versão especial para homenagear Fela Kuti.

Serviço: Fela Day BH, às 22h no Bar Latino (Av. Tereza Cristina, 537 – Prado). Ingressos de R$ 15 a R$ 20.