Celebrando a diversidade da cultura francófona e a língua francesa, Belo Horizonte recebe a 4ª Festa da Francofonia, que reúne gastronomia, arte, educação e música em eventos que ocupam vários espaços da capital, de hoje a 31 de março. 

A iniciativa, que aconteceu pela primeira vez em 2015, teve como inspiração a Semana da Francofonia e da Língua Francesa, celebrada em diversos países do mundo. “Substituímos a semana, que é um pouco formal e não muito festiva, pela festa. Na comemoração queremos promover a diferença cultural, a tolerância, a curiosidade”, conta Pierre Alfarroba, diretor da Aliança Francesa, uma das organizadoras do evento. 

Ele explica que a iniciativa vai além da divulgação da cultura tradicional francófona. “Nossa ideia é mostrar a cara do mundo que fala francês hoje para público”, sublinha. Com uma programação atenta às questões contemporâneas, Alfarroba ressalta a importância de uma curadoria engajada com as pautas atuais “Temos uma mostra de cinema que traz filmes que abordam lutas contemporâneas através de ficções e documentários para todos os públicos e gostos”, exemplifica.

Além da mostra de cinema, que acontece entre quarta-feira e 31 de março, no MIS Cine Santa Tereza, a festa também traz outros destaques. “Quem vai iniciar o evento é o quadrinista Fabien Toulmé, que ministra uma oficina na Biblioteca Pública, que já tem inscrições esgotadas. Mas há também a oportunidade de conversar com ele em um bate-papo e sessão de autógrafos”, conta Alfarroba. 

A cantora Cloé du Trèfle e a violoncelista suíça Céline Chappuis fecham o primeiro dia de festa com um show no Cine Theatro Brasil Vallourec. O músico e compositor francês Mathieu Boogaerts se apresenta em BH e Ouro Preto, também é um dos destaques da programação, que conta ainda com eventos que celebram a gastronomia francesa, através de releituras da culinária tradicional. 

Interessados em estudar francês também podem acompanhar palestras ministradas por instituições internacionais. “A maioria dos eventos são gratuitos ou são a preços populares justamente porque queremos participar dessa democratização da cultura”, destaca Alfarroba. 

Serviço: 4ª Festa da Francofonia, de hoje a 31 de março, em vários espaços de Belo Horizonte. Confira a programação completa em http://aliancafrancesabh.com.br/events/festa-da-francofonia-bh-2018/