Fim de semana chegou e o céu azul convida: é hora de sair de casa e aproveitar a programação cultural gratuita presente em diversos espaços de Belo Horizonte e região. Para quem gosta de aliar diversão e conhecimento, vale a pena ficar de olho às palestras e atividades educativas realizadas no Espaço do Conhecimento, Memorial Minas Vale e Museu de Arte da Pampulha.

Neste fim de semana, tem um festival de rock realizado pelo Bloco dos Camisa Preta e uma grande feira gastronômica na rua Sapucaí, pedacinho do bairro Floresta que se tornou referência entre os boêmios.

Confira a programação gratuita deste fim de semana:

 

SÁBADO (21)

 

Programação lúdica

A Bienal de Arte Digital dá continuidade à sua programação em Belo Horizonte. Neste sábado, o evento realiza a palestra “Pensamento Computacional Horário”, com Sandro Miccoli, em dois momentos: às 10h e às 17h. O público-alvo são crianças e adolescentes de 8 a 14 anos. O público será introduzido, de forma lúdica, aos conceitos e ao pensamento lógico do universo da programação. As atividades requerem apenas lápis e papel para serem desenvolvidas, abordando conceitos que trabalham com algoritmos, loops, repetições e vários outros elementos relativos ao tema. No Museu de Arte da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585, Pampulha).

 

Rua Sapucaí

A rua Sapucaí recebe, nesta sábado, mais uma edição do Circuito de Gastronomia e Arte. Dessa vez, os seis anos do restaurante Salumeria Central serão celebrados com um Dia do Porco. A abertura do evento ocorrerá às 11h, com o espaço kids e uma feira de produtores. Os espetáculos ficam por conta das aulas show de gastronomia, com a participação da chef Ana Motta, que comanda o restaurante aniversariante, das 14h às 15h; da chef Rosane Radecki, entre 15h30 às 16h, que vem do Paraná e, por último, o chef Dario Mattea, diretamente da Itália, com aula das 17h30 às 18h. Nas primeiras horas do evento, o Dj Zubreu será o responsável por agitar a rua. Haverá também show de Paulo Santos e os Desgarrados, das 18h às 18h45; e show do bloco Toca Raul, entre 19h e 20h30.

 

Bloco dos Camisa Preta

O Bloco dos Camisa Preta realiza a sexta edição do festival que este ano fará tributo à Janis Joplin. A festa será realizada neste sábado, das 11h às 22h, na avenida Augusto de Lima, entre as ruas Araguari e Paracatu, no Barro Preto. Shows de Taverna, Tuatha de Danann, Hatefulmurder, Aneurose, Alexandre da Mata e The Black Dogs, entre outros. Os ingressos, gratuitos mediante a doação de um litro de leite, devem ser adquiridos na Central de Eventos e apresentados na entrada do evento. Informações: (31) 99106-0004 e (31) 99391-1666

 

Tiradentes

Quem quer conhecer mais sobre a história de Tiradentes pode conferir a atividade "As várias faces de Joaquim", proposta do Programa Educativo do Memorial Vale (Praça da Liberdade, 640). A ação permanente busca refletir, a partir da imagem de Tiradentes, sobre como os fatos são contados. Paralela à atividade, o museu ainda conta com a sala O Panteão da Inconfidência, que retrata a história por meio de quadros com personagens que interagem entre si. O visitante é convidado a sentar-se em poltronas giratórias para acompanhar a trama, com personagens desde Tiradentes até o delator dos Inconfidentes. Neste sábado, o museu abre das 10h às 17h30, com permanência até 18h. E no domingo, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

 

Histórias gregas

O Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700) promove, neste sábado, a atividade Cosmogonias e Algumas Histórias Gregas. Com início às 15h, o evento tem entrada gratuita mediante retirada senha na recepção do museu. A contação de histórias irá apresentar a versão dos gregos para a origem do mundo e do ser humano. Em uma grande roda na seção Cosmogonias, da exposição permanente Demasiado Humano, os participantes conhecerão os principais personagens que ajudaram a fazer da cultura grega uma das mais importantes no período antigo.

 

Cinema chinês

O Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes, av. Afonso Pena, 1537) está exibindo filmes marcantes chineses. Neste sábado, serão apresentados “Arrebentando em Nova Iorque”, de Stanley Tong (às 16h), “A Fúria do Dragão”, de Wei Lo (às 18h), e “Lutar ou Morrer”, de Gordon Chan (às 20h). No domingo, é a vez de “O Clã das Adagas Voadoras”, de Yimou Zhang (às 16h), “O Tigre e o Dragão”, de Ang Lee (às 18h15), e “O Grande Mestre”, de Wong Kar-Wai (às 20h30).

 

Sarau de ficção científica

A ficção científica cria um mundo possível totalmente diferente daquele em que vivemos. Naves espaciais, viagens interestelares, teletransporte, alienígenas e tecnologias de ponta são alguns dos temas explorados por escritores que vislumbram uma realidade transformada por tecnologias. O Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700) realiza uma discussão sobre essas obras futuristas no Sarau de Ficção Científica, que convida leitores a compartilharem trechos de livros do gênero no próximo sábado, às 18h30. Classificação indicativa de 12 anos.

 

Chorinho

O Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640) adianta as comemorações do Dia do Choro, celebrado na segunda-feira, com show de Túlio Araújo e o grupo Choro Amoroso neste sábado, às 16h. O percussionista Túlio Araújo chega com repertório formado por canções autorais, além de releituras de mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, Eduardo Neves, Rodrigo Lessa e Villa Lobos, entre outros. A entrada é gratuita e sujeita a lotação, com retirada de senhas uma hora antes do show.

 

Espetáculo infantil

Neste sábado, às 15h, será apresentado o espetáculo "Rei Sapo", do Coletivo Loreley Ávila, no Parque Ecológico da Pampulha (av. Otacílio Negrão de Lima, 6061/ 7111, Pampulha). Inspirada no conto homônimo dos irmãos Grimm, a peça aborda questões relacionadas ao consumo desenfreado de recursos naturais, principalmente a água. Girando em torno das peripécias de uma princesa "teen", que tem seu celular confiscado pela mãe logo na primeira cena, a narrativa propõe uma reflexão sobre a amizade e a importância de se cumprir uma promessa.

 

Asterix 

O Cine Sesc Palladium (av. Augsuto de Lima, 420) exibe neste sábado, às 10h, o filme infantil "Asterix e o Domínio dos Deuses". Na trama, cansado de ver seus legionários apanharem dos gauleses turbinados pela poção mágica do druida Panoramix, o imperador romano Júlio César tem um novo plano: construir condomínios de luxo ao redor da vila liderada por Abracurcix e, assim, tentar seduzir os gauleses para o estilo de vida romano.

 

Confece

A primeira Confraria Feminina de Cerveja do Brasil completa 11 anos de vida e celebra a data com uma festa neste sábado, a partir das 13h, no Restaurante Paladino (av. Gildo Macedo Lacerda, 300, Braúnas). Mais de 50 cervejarias e 25 restaurantes participam da festa da Confece. 

 

DOMINGO (22)

 

PUC Contagem

O Campus Contagem da PUC Minas promoverá a primeira edição dos “Concertos Dominicais Peter Lund” no Campus. A apresentação da Asas de Minas, banda sinfônica do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar), acontecerá neste domingo, às 10h30, no Teatro Padre de Man (rua Rio Comprido, 4.587, bairro Cinco, entrada pelo acesso 7). Composta por 50 músicos militares, a Asas de Minas apresentará um repertório variado, à base de instrumentos de sopro e percussão, que mescla músicas clássica, popular brasileira, de games e sucessos populares.

 

Mágica para crianças

Para fechar a programação do mês da mágica no Boulevard Kids, o Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3.000) traz a Família Kradyn. Durante o espetáculo, os mágicos lidam diretamente com o público por meio de diálogos ilustrados por mágicas. A atração acontece neste domingo, às 16h, no BeGreen Boulevard, localizado no Piso 2.

 

Parque Jacques Cousteau

O Parque Jacques Cousteau (rua Augusto José dos Santos, 366, Betânia) recebe neste domingo, das 9h às 12h, mais um ensaio/ apresentação da Orquestra Parque Sagrada Geração, formada por crianças e jovens. No mesmo local, acontece ainda aula de ioga e meditação, das 10h às 11h30.

 

Savassi é da gente

Na programação do BH é da Gente – Savassi deste domingo, estão atividades esportivas e brincadeiras tradicionais, cantinho infantil e circuito de bike, com empréstimo de bicicletas infantis. A partir das 9h, no cruzamento das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas.