Festival de Cinema de Futebol tem início nesta sexta-feira, em BH

Paulo Henrique Silva - Hoje em Dia
21/06/2013 às 07:50.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:20

O clima não está para festa, mas o futebol brasileiro sempre prevaleceu nos momentos de dificuldade. Pelo menos é o que esperam os organizadores da versão mineira do CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol, com início nesta sexta-feira (21) no Oi Futuro.

A bola começa a rolar às 20 horas, com exibição de filmes e homenagens – ao ex-jogador Tostão e ao time do Villa Nova, entre outros. A programação, que prossegue até terça-feira (25), traz um apanhado do que foi apresentado no Rio de Janeiro e São Paulo.

Os curtas-metragens "Belo Horizonte F. C." e "Decacampeão" têm a vantagem de jogar com a torcida a favor. O primeiro busca mostrar o futebol fora dos grandes estádios, a partir de pessoas comuns. O segundo enaltece a torcida do América.

Peladas

Dirigido por Bellini Andrade, "Belo Horizonte F. C." é parte de uma vídeo-instalação apresentada no ano passado, no Museu Abílio Barreto. "É a primeira vez que está sendo exibido fora de exposição", destaca o realizador.

O filme quer mostrar que o futebol faz parte do dia a dia das pessoas. "Não está apenas nos estádios e nos principais clubes. Está no videogame, no futebol de botão, no totó, no álbum de figurinha e nas peladas do final de semana", ressalta.

Sobre essas imagens, Andrade utiliza narrações de locutores para jogos dos três principais clubes da capital. "Nosso desafio foi casar trechos dessas falas com as imagens. Uma bola na trave é representada por uma jogada de futebol de botão".

Dez atos

Apaixonado por futebol, Guilherme Penido concebeu "Decacampeão" especialmente para o CINEfoot. Concorreu, no ano passado, na mostra dedicada a times centenários, e ganhou o voto do júri popular, eliminando o Santos.

Apesar de ter o Atlético como time do coração, Penido tem muita afeição pelo América, especialmente por sua torcida, que ele define como aguerrida. A melhor forma de homenagear o clube foi justamente filmar a reação das arquibancadas.

A ocasião não poderia ser melhor: a partida que inaugurou, em 2012, o novo Independência. "Dividi a narrativa em dez atos, mostrando torcedores crianças, jovens e velhos, encerrando com o grito de decacampeão", detalha.

Os dez títulos lembrados pela torcida são aqueles conquistados, de forma consecutiva, de 1916 a 1925. "Apenas três times no mundo chegaram a essa façanha", ressalta Penido, que não pretende abandonar tão cedo a temática futebolística.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por