Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana oferece mais de 800 vagas em oficinas

Rosiane Cunha
rmcunha@hojeemdia.com.br
26/06/2018 às 19:05.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:00
 (Pedro Nigro/Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana/Divulgação)

(Pedro Nigro/Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana/Divulgação)

Com uma programação recheada de música, teatro, artes plásticas, patrimônio, literatura e oficinas com mais de 800 vagas em diversas áreas, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2018 será realizado entre os dias 6 e 22 de julho. Ruas, praças e prédios históricos, entre outros espaços, vão ser ocupados por artistas, grupos e instituições com trabalhos em diferentes linguagens. 

A maior parte da programação do Festival, que inclui mais de 400 atividades em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, é de graça e aberta ao público. Os eventos pagos, na Casa da Ópera e no Centro de Convenções da UFOP, terão preço máximo de R$ 10,00.

Em Mariana, o destaque fica por conta das oficinas de Artes Cênicas O grito do corpo nas ruas que falam, ministrada por Eduardo Batista, e Mariana Olhares (Im)Possíveis, por André Nascimento e Arthur Medrado. Na mesma curadoria, ainda serão oferecidas as oficinas Práticas de criação e videodança: uma introdução, por Leonel Brum e Andréa Bergallo Snizek; Commedia dell´Arte: a escola do ator, com Frederick Magalhães Hunzicker; Como produzir para si um Corpo desembestado?, por Matheus Silva; O que pode o encontro? – um exercício coletivo e expandido de criação, de Flaviane Magalhães; e Musicalização corporal: um encontro entre dança e música, com Jussara Braga Bastos.

Análise e improvisação; Trilogia dos tambores brasileiros; Canto Popular – Samba e Choro; e Musicalização na escola – Uma análise Sensorial são as oficinas da Curadoria de Música. Já nas Artes Plásticas, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), responsável por essa curadoria, ministra as oficinas Tropicaluras: Gravuras tropicais; Ateliê Aberto de Serigrafia; Apropriação e Criação: arte em trânsito, transição e transposição; Colódio Úmido – Uma Experiência Visual; e Estética barroca e desdobramentos contemporâneos no desenho.

Duas atividades marcam o âmbito do patrimônio: Nas veias de Ouro Preto, com Lucas Gontijo de Godoy, André Castanheira Maia e Marcello Baia Nicolato; e Cidade, memória, afetos e afetações, por José Márcio Barros. O público infantojuvenil também tem espaço no Festival de Inverno, com cinco oficinas: O que você quer saber sobre o corpo humano?; Criando com sombras; Uma dança para você; Ludi-Cidade: o lúdico no espaço urbano; e Ouro Preto - Paisagens psicodélicas.

Já sobre a temática das tradições populares, o Festival ministra seis oficinas, como técnicas especiais de artesanato, ritmos e poesias e atividades com o Zé Pereira do Club dos Lacaios. No Complexo da Juventude e na Ocupação Chico Rei, o Potência da Periferia oferece 15 oficinas.

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2018 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) em parceria com a Fundação Educativa Ouro Preto (Feop) e as Prefeituras de Ouro Preto e João Monlevade. 

Serviço

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2018

Oficinas

Ouro Preto e Mariana
6 a 22 de julho
Vasta programação gratuita ou a preços módicos (R$10)

Festival de Inverno - Fórum das Artes 2018 - João Monlevade
9 a 14 de julho

Para fazer a inscrição nas oficinas e conferir a programação completa no site http://festivaldeinverno.feop.com.br/

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por