O frio recorde desta semana na Região Metropolitana não precisa ser desculpa para ficar em casa. Muitos eventos gratuitos e interessantes serão realizados na capital e cidades vizinhas. Há opções para todos os gostos: apresentação teatral, show musical, feiras e, até, cinema de graça.

Confira as nossas dicas, coloque um cachecol no pescoço e aproveite o fim de semana.

Palhaços em Santa Tereza

A Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, recebe a próxima edição do Diversão em Cena ArcelorMittal. "Sem Fonia Musical" será apresentado domingo (9), às 11h. Na trama, três palhaços criam uma divertida trilha sonora para o musical.

Quatro shows na Experimente

Neste sábado (8), a Feira Experimente traz, além das cervejas artesanais e gastronomia, quatro bandas e dois DJ’s. Desta vez, o tema “América” foi o escolhido para a edição e o som inspirado na terra do Tio Sam conta com as apresentações das bandas Dibigode, Os Distraídos, Somba e Cartoon, além dos DJ’s Thiagão e Yuga. A feira acontece das 11h às 18h na Praça dos Quatro Elementos, Jardim Canadá, em Nova Lima. Entrada mediante a entrega de 1 kg de alimento.

Grupo Aruanda

No sábado (8), às 16h, a praça Floriano Peixoto, em Santa Efigênia, recebe o show Brasil Poranga do Grupo Aruanda. O nome é inspirado nas línguas tupi e guarani e significa lindo, belo, formoso. Esse foi o ponto de partida para criar uma obra que mostrasse as belezas culturais do Brasil, divulgando o folclore nacional, por meio da música e dança.

Dia de feira

O flautista mineiro Nilton Moreira se apresenta sábado (8) na Feira Silva Lobo, tradicional ponto de encontro e lazer para os moradores da capital que buscam artesanatos, comidas típicas e bebidas. A abertura do show ficará por conta de Di Souza, conhecido de outros carnavais do público mineiro, pois está à frente do bloco Então, Brilha! A partir das 10h.

Tambor na Praça

No domingo (9), a praça Floriano Peixoto recebe o projeto Tambor na Praça a partir das 16h. Liderados por Maurício Tizumba, os blocos Saúde e Tambor Mineiro propõem espetáculos inspirados nas canções de congado e na música popular brasileira. Regidos por Júlia Dias e Santonne Lobato, os grupos contam com a participação especial, neste domingo, do músico, cantor e arranjador Leri Faria.

Festival de Cinema do Shopping Del Rey

De sexta (7) a domingo (9), acontece o Festival de Cinema do Shopping Del Rey, evento que traz apresentações gratuitas de filmes de diferentes épocas, além de um Circuito Gastronômico e shows das bandas Ca$h e Gabi Mello. O evento acontece na Arena Viva Del Rey, área coberta no estacionamento do primeiro piso. Retirada dos ingressos gratuitos no sympla.com.br. Classificação livre.

Balada eletrônica na Casa do Baile

Ponto turístico do complexo arquitetônico da Pampulha, a Casa do Baile será palco neste sábado (8) de uma balada eletrônica. Com apoio da Fundação Municipal de Cultura, o renomado DJ e produtor Anderson Noise comanda o projeto "Tardes Informais" ao lado do DJ João Nogueira. O evento tem como objetivo “desformalizar” locais através da música. A festa tem início às 13h, com entrada gratuita.

Brechó do Grupo Junta Tudo

Mais de 30 expositores são esperados no III Encontro de Brechós – Edição de Férias, que será realizado sábado (8), no Taba Colab (rua Tabaiares, 72, Floresta). Serão apresentados produtos novos e seminovos de diversos tipos: moda feminina, plus size, masculina, infantil, bijuterias, bolsas, calçados, cintos, vestidos de festa e entre outras. A partir das 9h.

Ópera em Nova Lima

A cidade de Nova Lima promove, no sábado (8), às 20h, uma apresentação gratuita da ópera “Vênus & Adônis”, do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) da Fundação Clóvis Salgado. O evento será realizado no imponente Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima (praça Bernardino de Lima, s/nº, Centro) e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do local.

11ª Fiarte – Feira Internacional de Artesanato no Boulevard Shopping

Entre os dias 4 e 31 de julho, o Boulevard Shopping recebe a Fiarte – Feira Internacional de Artesanato. O espaço tem entrada gratuita e funciona na Praça de Eventos da rua Pacífico Mascarenhas – próximo a sorveteria Coelhinho, Piso 1, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h. São mais de dez expositores com diversos itens de países como Índia, Senegal, Equador, Itália, Estados Unidos e Peru. Além disso, o público também encontrará peças vindas de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Mazzaroppi

O MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza) recebe, até dia 17, a mostra "Mazzaropi: um caipira no cinema", realizada com o apoio do Museu Mazzaropi. As sessões acontecem de quarta a domingo e a entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos trinta minutos antes das sessões. Neste fim de semana, serão exibidos “O Lamparina” (sábado, às 19h), “O Corintiano” (domingo, às 17h) e “O Puritano da Rua Augusta” (domingo, às 19h).

Leia mais:
Paula Fernandes apresenta show acústico no Sesc Palladium, neste sábado
Otto volta a BH nesta sexta com show em formato 'power trio'
Festival de Inverno de Comédia chega à capital com preços populares; saiba os detalhes
Arraial de Belo Horizonte chega ao fim com mais de 30 festas pela capital