‘Clementina, Cadê Você?’
O premiado musical desembarca em BH neste fim de semana, com duas sessões amanhã e outras duas domingo, às 18h e às 20h, no Teatro de Câmara do Cine Brasil (Praça 7). Com texto de Pedro Murad e direção de Duda Maia, tem Ana Carbatti interpretando a personagem título ao lado de cinco atores/músicos, que dão vida a todos os personagens que passaram pela vida da sambista. A peça mostra desde a infância de Clementina em Valença, neta de escravos e doméstica, até o descobrimento da cantora pelo produtor Hermínio Bello de Carvalho, aos 63 anos de idade; o reconhecimento tardio da crítica e público; passando pela Portela; rodas de samba, Mangueira, Rosa de Ouro, as festas nas Igrejas da Penha e São Jorge. São 25 músicas, nem todas cantadas na íntegra, acompanhadas por pandeiro, cavaquinho, violão, tantã, flauta e tambor. Por R$ 40 e R$ 20 (meia).

‘Rosa Choque’
A Casa do Beco (Barragem Santa Lúcia) recebe o espetáculo “Rosa Choque”, do coletivo “os conectores”, em única sessão, hoje, às 20h. Com direção de Cida Falabella e dramaturgia de Assis Benevenuto e Marcos Coletta, a peça traz uma abordagem sobre diferentes violências contra a mulher – sexual, social, moral – em diversas partes do mundo, a partir de notícias divulgadas na imprensa e redes sociais. Tudo permeado por depoimentos pessoais e homenagens a mulheres como Frida Kahlo, Simone de Beauvoir e Malala Yousafzai. De graça.

Parlapatões
A companhia de teatro Parlapatões traz a BH a peça “O Burguês Fidalgo”, de Moliére, com música ao vivo e espaço para os improvisos que caracterizam o grupo paulistano. A escolha desse texto está profundamente ligada ao momento histórico brasileiro, visto com humor, onde o grupo faz uma divertida versão da comédia clássica. Ainda muito atual, o texto fala diretamente das necessidades de uma classe em ascensão em sua desenfreada busca por prestígio social. Sessões no Teatro Bradesco, hoje, às 21h, e amanhã, às 18h30 e às 21h – após esta última apresentação, os atores conversarão com o público.

Teatro de graça
A Yepocá Companhia de Teatro apresenta as peças “O Papel Roxo da Maçã”, “A Fabulosa Redonda Flor”, “Sem Fonia Musical” e “Des Espera”, dentro da programação do projeto “Yepocá em Cena – Mostra Teatral Itinerante – 5ª Edição”. As apresentações seguem até o dia 15 de maio no Centro Cultural Pampulha (Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca – fone: 3277-9292) e no Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 821, Padre Eustáquio – fone: 3277-8394). Entrada gratuita.