Cansado das filas de postos de gasolina? Saiba que Belo Horizonte vai contar com atrações culturais bem interessantes neste fim de semana, perfeitos para quem precisa desestressar. E o melhor: com entrada gratuita.

A programação não é farta, mas conta com atrações bem especiais: show de Flávio Venturini e Juarez Moreira, Festival Internacional de Quadrinhos, Orquestra Filarmônica… Confira as opções:

 

Quadrinhos

A Serraria Souza Pinto (av. Assis Chateaubriand, 809) recebe, até domingo, a 10ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH). A temática desta edição são os "Processos Colaborativos". Esta edição contará com 26 debates, quatro exposições, cinco oficinas, homenagens, lançamentos, rodada de negócios, sessões de autógrafos e de cinema de animação, duelo de quadrinhos e atividades interativas. Todo o espaço possui acessibilidade e haverá intérprete de LIBRAS em todas as sessões realizadas no auditório. Entrada das 10h às 21h.

 

Cine Santa Tereza

Com atividades até domingo, o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH) também ocupa o MIS Cine Santa Tereza com a programação de cinema. Estão sendo exibidos longas-metragens internacionais, em sessões legendadas e com entrada franca. As senhas são distribuídas 30 minutos antes de cada sessão. Nesta sexta, tem sessões de “Aya” (17h) e “Paprika” (19h). No sábado, às 17h, será exibido “Lilo & Stitch”; às 19h é a vez de “Abril e o Mundo Extraordinário”.

 

Observação noturna

Na noite de sábado, acontece a Observação Noturna no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade). Com a ajuda de dois telescópios, o público pode ver de perto planetas, estrelas e tantos outros astros que povoam nosso Universo. Na ocasião, visitantes surdos poderão contar com o auxílio de uma intérprete em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Para participar, é preciso retirar uma senha a partir das 17h30.

 

Nação Hip Hop

Desde a última quinta feira, a capital mineira está sediando o 3º Encontro Estadual e 5 º Encontro Nacional da Nação Hip Hop Brasil. Durante os três dias de evento, são realizadas várias ações com o objetivo de reunir lideranças e representantes dos 14 estados onde existem núcleos de atuação do Hip Hop para debater e propor reflexões na perspectiva da estética política, cultural e social. A programação conta com a presença dos pensadores Eliane Dias (Boogie Naipe), Big Richard e Betinho Zulu. Todos os eixos temáticos estarão de forma direta ou transversal dialogando com os mais variados segmentos do movimento Hip Hop, servindo de possíveis instrumentos para atores artísticos e sociais no cotidiano. E como espaço de celebração está montado o “Palco Uma Só Nação”, que contará com performances, intervenções culturais e shows dos mais variados elementos da cultura Hip Hop.

 

Flávio Ventirini

A Praça Floriano Peixoto vai receber a segunda edição de 2018 do Festival Meu Vizinho Pardini. Neste sábado, das 10h às 19h, haverá atividades musicais, teatrais, circenses, gastronomia, serviços de saúde e bem-estar, além de área de lazer para crianças. Entre as atrações desta edição, grandes nomes da música mineira: Juarez Moreira e Flávio Venturini, que apresenta às 17h seu mais recente projeto, “Paisagens Sonoras”.

 

Filarmônica

Neste domingo, às 11h, a Filarmônica de Minas Gerais apresenta, nos Concertos para a Juventude, “A sensibilidade da família das madeiras” – numa orquestra, a família das madeiras é formada pelos seguintes instrumentos: flauta, oboé, clarinete e fagote. Neste ano, o público dos Concertos para a Juventude está conhecendo a orquestra a partir de cada uma das suas famílias, que ganham destaque a cada concerto. No programa do domingo estão as obras Suíte em Si bemol maior, op. 4, de R. Strauss; a Pequena Sinfonia, de Gounod; e a Serenata nº 12 em dó menor, K. 388, de Mozart. A regência é do maestro Marcos Arakaki. As 300 senhas começam a ser distribuídas às 9h.

 

Gastronomia

O Circuito Gastronômico de Favelas está de volta neste domingo. O evento, que tem o objetivo de fortalecer os cozinheiros das regiões periféricas de BH e região, será realizado até dia 29 de julho. O primeiro fim de semana contempla o Aglomerado Santa Lúcia e a festa acontece das 12h às 18h, na av. Arthur Bernardes, em frente ao número 3912 (Barragem). Entre os pratos oferecidos, estão bolinho de feijoada, costelinha com ora pro nóbis e bolo no pote.

 

Concerto na PUC

A Orquestra Jovem Vallourec será a atração deste domingo do projeto Concertos Dominicais Peter Lund. A apresentação, aberta ao público, será a partir das 11h, no auditório do Museu de Ciências Naturais PUC Minas (av. Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico).