Fundador da grife Missoni, Ottavio Missoni, morre aos 92 anos

Folhapress
09/05/2013 às 09:40.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:32

SÃO PAULO - O estilista italiano e ex-campeão de atletismo Ottavio Missoni morreu nesta quinta-feira (9) aos 92 anos, em Sumirago, na Itália. Sua morte aconteceu "serenamente", segundo a família, que não detalhou a causa.

Nascido em 11 de fevereiro de 1921 na Iugoslávia, fundou em 1953, ao lado da mulher, Rosita Jelmini, a marca que vestiria celebridades em todo o mundo, de Jacqueline Kennedy a Kate Middleton.

Missoni, que corria os 400 metros rasos e com barreiras, foi campeão italiano e disputou os Jogos Olímpicos de 1948, onde conheceu Rosita, cuja família tinha uma empresa têxtil no norte da Itália.

Durante a Segunda Guerra Mundial, combateu na batalha de El Alamein e foi prisioneiro.

A marca Missoni ganhou com o passar dos anos a reputação de inovadora e foi a primeira a buscar o mercado de massa, após uma associação com a rede americana Target.

Atualmente, o grupo Missoni está presente no prêt-à-porter para homens, mulheres e crianças, assim como na alta costura e perfumaria. A casa também trabalhou em carros da marca Mazda e hotéis do grupo Rezidor.

Vittorio, filho mais velho de Ottavio Missoni, e a mulher estão desaparecidos desde janeiro, após um acidente com o pequeno avião em que viajavam. A aeronave desapareceu na Venezuela.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por