Fusão dos festivais Sarará e Sensacional traz diversidade musical a BH neste sábado

Lucas Buzatti
lbuzatti@hojeemdia.com.br
16/08/2018 às 18:24.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:57
 (Divulgação)

(Divulgação)

Dois festivais focados na música contemporânea e realizados em Belo Horizonte, cada um com suas características. De um lado, o Sensacional, já abraçado pelo calendário cultural da cidade; de outro, o Sarará, mais jovem e buscando seu espaço. Em 2018, os eventos se uniram em caráter temporário para trazer um line-up quente e volumoso, com atrações de diversos estilos musicais que agitam, neste sábado (18), a Esplanada do Mineirão.

A programação, que se divide em três palcos, traz nomes de destaque nacional como Tom Zé, Criolo, Emicida, Mallu Magalhães, Maria Gadú, Johnny Hooker, Gloria Groove, Nação Zumbi, Teto Preto, Biltre e Muntchako. Entre os artistas mineiros estão nomes como Pequena Morte, Graveola, Maíra Baldaia, Dolores 602 e Porcas Borboletas.

Produtor do Sensacional, Victor Diniz conta que a curadoria foi fruto de um longo processo colaborativo entre os dois festivais. “Criolo é padrinho do Sarará e não poderia estar de fora, assim como a Pequena Morte, fundadora do Sensacional. O Emicida faz um show celebrando seus dez anos de triunfo e era uma atração que os dois festivais queriam”, conta. “Nação é certeza de show poderoso e vibrante e Gloria Groove é uma diva com enorme potencial. O Hooker a gente tenta ter há alguns anos e Tom Zé é um ídolo e exemplo de como ser popular e duradouro mantendo-se fiel às suas convicções”, completa.

Sócia-idealizadora do Sarará, Bell Magalhães destaca as fusões artísticas que também dão o tom do evento. “Esses encontros são uma característica do Sarará. Em 2016, por exemplo, Ney Matogrosso foi o convidado do Criolo. E, neste ano, o Mineirão também será palco de memoráveis parcerias”, afirma. “A Mallu Magalhães convidou Maria Gadu e Marcelo Camelo e o Emicida canta com a Drik Barbosa. Outro encontro esperado é do Lagum com Hot & Oreia, artistas de BH que estão conquistando o Brasil. A banda preparou um show específico para o Festival”.

Diniz ressalta outros ambientes que vão rechear a programação. “Ficamos muito felizes em ter pelo quinto ano consecutivo uma área dedicada à música jamaicana, conduzida pelo DeSkaReggae. Também nos alegra a consolidação da parceria com a Masterplano, responsável por momentos incríveis na última edição, que volta com a participação do Teto Preto”, afirma. “Destaco ainda a conexão internacional, que se mantém presente com os chilenos Manu da Banda e Tercer Tipo”.

Aguardada atração do line, a cantora e drag queen paulistana Gloria Groove elogia a iniciativa dos festivais em explorar diferentes segmentos musicais. “Quanto mais diversa a nova cena musical brasileira, melhor. Assim, mais narrativas passam a ser representadas. Unir potências e possibilidades também é revolução”, sublinha. “Meu show é um momento de poder, quando clamo espaço como corpo político capaz de protagonizar histórias. Mas é também momento de celebrar a vida e vibrar pela liberdade”.

Serviço: Sarará + Sensacional. Amanhã, a partir das 14h, na Esplanada do Mineirão. Ingressos: R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por