Galeria do Palácio das Artes recebe nome de autor de exposição polêmica em BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
22/03/2018 às 18:07.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:59
 (Fundação Clóvis Salgado/Divulgação)

(Fundação Clóvis Salgado/Divulgação)

A PQNA Galeria do Palácio das Artes passa a se chamar, a partir desta quinta-feira (22), PQNA Galeria Pedro Moraleida. O homenageado é o artista mineiro e autor da exposição polêmica "Faça Você Mesmo sua Capela Sistina", que em 2017 ocupou a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard.

Na ocasião, os 130 trabalhos de Pedro Moraleida foram acusados por grupos religiosos conservadores de incentivar a pedofilia. Até o cantor e compositor Caetano Veloso, em passagem por Belo Horizonte, visitou a exposição e chegou a rebater as críticas. “Não há pedofilia em nada. Não há nada aqui que não tenha sido feito na história da arte, principalmente na recente”, afirmou Veloso, na época. 

Segundo a Fundação Clóvis Salgado, a escolha do novo nome é uma forma de reafirmar o compromisso com o estímulo às diferentes manifestações artísticas no Estado. "Tão relevante quanto homenagear Pedro Moraleida, é relembrar o poder transformador e multiplicador da arte. A potência e a importância do trabalho de Moraleida despertaram o interesse de um público diverso devido ao teor questionador de sua obra. Nada mais acertado do que reconhecer o legado desse artista ao dar o seu nome a uma Galeria do Palácio das Artes", ressaltou Augusto Nunes-Filho, presidente da Fundação.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por