Quem gosta de curtir um evento em praça pública tem várias opções para escolher neste fim de semana. Belo Horizonte recebe novas edições do festival Verbogentileza e da feirinha Aproxima, além da festa de encerramento da edição 2018 do Circuito Gastronômico de Favelas. Tem ainda shows gratuitos de Eduardo Dusek e Liniker na Savassi e o tradicionalíssimo evento de rua do Savassi Festival. Já em Nova Lima, este é um fim de semana de Experimente, com shows de músicas autorais e releituras.

Confira as opções gratuitas da programação cultural do fim de semana e programe-se:

 

SEXTA (10)

Exposição: São Francisco na Casa Fiat

Os belo-horizontinos podem ver de pertinho obras de grandes mestres da arte italiana, como Tiziano Vecellio, Perugino, Orazio Gentileschi, Guido Reni, Guercino, Carracci e Cigoli. A Casa Fiat de Cultura abre as portas para a exposição "São Francisco na Arte de Mestres Italianos", que reúne 20 pinturas realizadas entre os séculos XV e XVIII. Entre as obras, estão importantes representações da trajetória de São Francisco de Assis, um dos santos mais cultuados pelos católicos. A exposição traz acervos de 15 museus de 7 cidades italianas. Na Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10), até dia 21 de outubro. Visitação: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

 

Exposição: Médicos Sem Fronteiras

Quem quer conhecer mais sobre a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pode conferir duas exposições em cartaz em Belo Horizonte. No Pátio Savassi (avenida do Contorno, 6061), é possível ver "Pessoas em Movimento", um labirinto cujos caminhos ilustram as dificuldades extremas enfrentadas por milhões de refugiados, deslocados internos e solicitantes de asilo no mundo. Estímulos visuais, auditivos e táteis são produzidos por textos, fotos, vídeos, sons que marcam os caminhos perigosos percorridos por quem é forçado a se deslocar, além de objetos que reproduzem a realidade dos contextos abordados. A outra exposição é “Conexões”, exibida até sábado, com 72 imagens sintetizam o trabalho de MSF.

 

Mostra e Oficina no Cine Santa Tereza

O MIS Cine Santa Tereza recebe a partir desta sexta a Mostra Fotográfica e Oficina de Fotografia Horizonte em Foco. Realizado pelo grupo Estopim da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio de edital de ocupação do espaço, o evento ocorrerá nas tardes das sextas-feiras do mês, de 14h às 18h. A entrada é gratuita, mas para receber certificado é necessário se inscrever através de formulário na plataforma Event3. Nesta sexta, haverá exibição de filmes do acervo audiovisual do MIS e mesa-redonda.

 

Concertos no Conservatório da UFMG

Na sexta-feira, às 19h30, o Conservatório UFMG (av. Afonso Pena, 1534) recebe dois espetáculos. A Banda da Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes de Vespasiano apresenta um sarau em homenagem aos pais. No mesmo horário, acontece, no estúdio do Centro de Pesquisa em Música Contemporânea, o primeiro concerto do segundo semestre da série Circuito Contemporâneo. Trata-se de uma apresentação de música eletroacústica, na qual serão executadas obras de compositores consagrados no cenário internacional como Nicolas Bernier, Ake Parmerud, Francis Dhomont.

 

Shows na Savassi

O projeto Som Clube encerra a edição 2018 com dois shows neste fim de semana no quarteirão fechado da rua Antônio de Albuquerque, esquina com rua Paraíba. Na sexta, às 18h30, Eduardo Dussek traz sucessos da sua carreira como "Doméstica" e "Barrados no Baile", além de releituras de canções de Rita Lee, Tim Maia, Lulu Santos e Pixinguinha, entre outros. No domingo, às 13h, quem sobe ao palco é Liniker e os Caramellows, trabalho considerado uma das grandes revelações da música brasileira nos últimos tempos.

 

Verbogentileza na Praça Floriano Peixoto

Convidar. É com este verbo que o Festival Verbogentileza anuncia sua terceira edição, realizada entre sexta e domingo, na Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia). O icônico Portal da Gentileza, instalação de fitas coloridas e frases inspiradoras, retorna em 2018 e se firma como marca registrada do projeto. Este ano, dentro da temática do Festival, o público foi convidado a colaborar e mandar frases que inspiram atitudes gentis. O evento conta ainda com workshops, feiras, oficinas, arte, intervenções cênicas e musicais – como Orquestra Atípica de Lhamas, Castello Branco, entre outros. Na sexta, o evento acontece das 17h às 22h, enquanto sábado e domingo, das 10h às 22h.

verbogentileza

As fitas coloridas são um chamariz do festival Verbogentileza

Palco aberto no Minascasa

Quem vai comandar a atração musical deste mês da Calçada Cultural do Shopping Minascasa (av. Cristiano Machado, 3411) é o público. A cantora Fabíola Porto, do projeto Varal, preparou um "cardápio" com diversas opções de músicas para que os espectadores definam qual será o repertório desta edição. Quem se sentir à vontade e, ainda, quiser manifestar seu talento poderá se apresentar em cima de uma Kombi adaptada. O evento será realizado nesta sexta, das 16h às 22h.

 

FestcurtasBH tem início no Cine Humberto Mauro

Tem início nesta sexta a 20ª edição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FESTCURTASBH. A abertura acontece às 20h, no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), com as exibições dos curtas: "Travessia" (Crossing. Safira Moreira. Rio de Janeiro, 2017, 5'); "Me Broni BA" (My White Baby/Meu Bebê Branco. Akosua Adoma Owusu. Gana, 2009,22') e "Selbé Et Tant D'Autres" (Selbé e Tantas Outras. Safi Faye. Senegal, 1983/2017, 30'). Nomes como da cineasta ganesa-americana Akosua Adoma Owusu, que está com uma mostra especial no festival, e de Heitor Augusto, crítico de cinema especializado na produção negra e responsável pela curadoria de cinco programas dentro da mostra "Cinema Negro: Capítulos de uma História Fragmentada", já estão confirmados.

 

Memórias de Minas no Boulevard

A exposição itinerante Mineiridades, promovida pelo Memorial Minas Gerais Vale, fica no Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3000) até este domingo. Na mostra, os visitantes têm a oportunidade de realizar uma visita virtual ao acervo completo do museu, por meio de um totem instalado no espaço, e de conhecer mais sobre os produtos gerados pelos minérios, através de um equipamento avançado de realidade virtual. O visitante interage, em um jogo, com os processos minerários ao longo de toda a cadeia de produção do minério de ferro, principal produto da Vale, como extração e transporte ferroviário e marítimo.

 

SÁBADO (11)

Iemanjá na Pampulha

Neste sábado, a orla da Pampulha recebe a Festa para Iemanjá. O evento é gratuito, mas os participantes poderão trocar um quilo de alimento não perecível (exceto sal e fubá) por um ojá (pano de cabeça das mulheres no ritual de Umbanda). O objetivo é arrecadar alimentos para serem doados para entidades beneficentes, principalmente creches e asilos já assistidos pelos centros de Umbanda participantes do evento. A concentração está marcada para as 18h, na praça de Iemanjá, mas o ritual de Umbanda começará às 19h30, seguindo todos os passos como em uma sessão na casa espírita umbandista. Serão feitas as orações e o local será incensado, ao som dos atabaques.

 

Circuito Gastronômico de Favelas na Sapucaí

Sábado e domingo, a rua Sapucaí, na Floresta, será o palco do encerramento do Circuito Gastronômico de Favelas, que vai receber os 25 cozinheiros e cozinheiras numa festa cheia de cores, aromas e sons. Trata-se de uma grande confraternização, com uma infraestrutura completa para participantes e público. O cardápio musical fica por conta do Samba da Vera convidando Manu Dias e Flávio Renegado. Simoninha faz participação especial no sábado, enquanto no domingo a festa conta com Lindo Bloco do Amor e Unidos do Samba Queixinho. Das 12h às 20h.

 

Choro com Jazz no Savassi Festival

Este é o último fim de semana da edição 2018 do Savassi Festival. No sábado, a  Livraria da Rua (Rua Antonio de Albuquerque, 913) recebe às 12h a apresentação "Chorando Jazz", de Maria Bragança Quarteto. O projeto Chorando Jazz, criado em 2011 pela saxofonista Maria Bragança, realiza constantemente o trabalho de pesquisa buscando uma linguagem musical e estética que cria pontes entre o antigo e contemporâneo, o erudito e popular. Na performance dentro do Savassi Festival, o projeto apresentará ao público uma nova formação bem brasileira que, além da saxofonista conta com o violonista (sete cordas) Lucas Telles, com o violonista Samy Erick e com o baterista Rodrigo Lelles.

 

Sistema Solar na Praça da Liberdade

A atividade Teatro dos Planetas convida os participantes a reproduzir, de forma divertida, os movimentos e posições dos corpos celestes presentes no Sistema Solar neste sábado, às 14h, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade). A atividade acontece em um amplo Tapete Astronômico, sobre o qual o público identifica as órbitas e encena o movimento de translação dos corpos celestes.

 

Experimente no Jardim Canadá

O mercado das cervejas artesanais só cresce em Minas Gerais, mas muita gente ainda tem resistência com a troca por conta dos preços, que são mais altos do que os das grandes marcas. Para atrair esse público, a feira Experimente também vai democratizar seu consumo com a promoção de chopp 500 ml por preço de 300ml até 14h na edição que será realizada neste sábado, na praça Quatro Elementos, no Jardim Canadá (Nova Lima). Shows de Confeitaria, Departe, Lurex e Aeromoças e Tenistas Russas. O evento acontece das 11h às 18h.

 

Fotografias no Alphaville

Para celebrar o Dia dos Pais e o Dia Nacional das Artes, o Alphaville Centro Comercial promove um evento no sábado, a partir das 10h, com foco na arte da fotografia. Uma cabine de fotos instantâneas e uma oficina de porta-retratos serão instaladas no local para registrar os momentos de carinho e lazer das famílias no espaço. Na oficina de porta-retratos, as crianças terão o acompanhamento de monitores e a oportunidade de customizar - através da pintura, colagem ou da escrita de uma mensagem para o papai – um presente feito com as próprias mãos e que é a cara da melhor dupla do mundo. Na entrada principal do Center III. Além disso, o espaço vai contar com apresentação de 30 carros antigos.

 

Feirinha Aproxima no Cidade Jardim

Neste sábado, a Feirinha Aproxima reunirá produtos de todo o Brasil. Realizado em parceria com o Sebrae Brasil, o evento terá a farinha de Cruzeiro do Sul, o cacau do Sul da Bahia, o socol de Venda Nova do Imigrante, o mel da Costa Oeste do Paraná, a cachaça de Salinas, a renda irlandesa de Divina Pastora, entre vários outros produtos como café, vinho e linguiça. Foram convidados chefs de diversas localidades, como Gil Guimarães (DF), Claude Campdeville (DF), Gladson (PR), Leo Hamu (DF) e Alessandro Eller (ES). Dessa vez, a feira acontece no Entorno do Museu Abílio Barreto (ruas Bernardo Mascarenhas e Josafá Belo, no bairro Cidade Jardim), entre 10h e 17h.

Carta Fechada de Tomáz Antônio Gonzaga

Prato "Carta Fechada de Tomás Antônio Gonzaga", atração da Feirinha Aproxima

Fitness no ViaShopping Barreiro

Com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e o bem-estar entre os clientes, o ViaShopping Barreiro (av. Afonso Vaz de Melo, 640) realiza a segunda edição do ViaFitness. O projeto acontece neste sábado, das 10h às 13h. Durante a manhã saudável, o shopping promoverá algumas atividades físicas com o intuito de incentivar o público presente a cuidar da saúde e do corpo. Além disso, quem participar do evento terá à disposição, profissionais para realizar cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) e uma farta mesa de frutas.

 

Palhaços no Parque Municipal

O Festival Mundial de Circo traz para Belo Horizonte o espetáculo "Oteto", que nasce da pesquisa realizada pelo duo de acrobatas, Liz Braga e Pedro Guerra, sobre a palavra "saudade", considerada por muitos como intraduzível. O espetáculo propõe uma maneira singular de expressar esse sentimento. No sábado, às 11h, na Praça do Sol do Parque Municipal. 

 

DOMINGO (12)

 

Savassi Festival com shows na rua

No domingo, as atividades do Savassi Festival começam às 15h30, no Palco AeC, em frente ao Café com Letras Savassi (rua Antônio de Albuquerque), com a apresentação de Salomão Soares, um dos vencedores do Novos Talentos do Jazz, tradicional concurso voltado para bandas de jazz e música instrumental que foi criado para dar oportunidade a músicos com idade igual ou inferior a 30 anos. Em seguida, haverá shows da flautista Hadar Noiberg, da pianista Louise Wooley e do guitarrista Felipe Vilas Boas. 

 

Lançamento de livro

Através do projeto "Santa Leitura: uma biblioteca a céu aberto", Estella Cruzmel lança seu livro "O nascimento de Benjamin", na Comunidade Sagrada Família, no Novo Taquaril (Estrada Velha de Nova Lima , 469), neste domingo, a partir das 9h30. O livro conta o corre-corre da chegada de um bebê ao mundo e a movimentação das famílias de várias partes do Brasil que viajaram para os Estados Unidos, onde moram os pais do bebê. Todos da família muito ansiosos com a chegada de Benjamin, o primeiro neto das duas famílias.

 

BH é da Gente – Savassi

A programação do BH é da Gente – Savassi deste domingo conta com espaço para a prática de atividades esportivas como peteca, vôlei, futebol e minibasquete, jogos de tabuleiro e divulgação da campanha Pratique Doar Sangue. Das 9h às 13h, no encontro das  avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas.


BH é da Gente – Silva Lobo

Já no BH é da Gente – Silva Lobo deste domingo, a programação conta com brincadeiras tradicionais (como peteca e amarelinha) e rua de lazer (espaço para recreação com brinquedos de rua de lazer como infláveis, cama elástica, mesa de totó e oficina de pintura facial). Das 9h às 13h, na avenida Silva Lobo, entre as ruas Xapuri e Garret.