O programa deste sábado (22) à tarde para a pipoqueira Nivia Costa, de 33 anos, e a filha Vitória da Silva, de 8, foi especial. Pela primeira vez elas tiveram a oportunidade de ir a um evento gastronômico.

Enquanto a pequena se deliciava na aula de culinária para crianças, a mãe não perdia um passo das receitas apresentadas na aula prática de cozinha mineira.

“Estou adorando tudo, o cheiro está muito bom. É uma oportunidade de a gente se divertir”, relata Nivia. Já a pequena Vitória exibia orgulhosa um sanduíche que ela mesma produziu. “Foi eu quem fiz”, disse sorrindo.

Mãe e filha se juntaram a centenas de pessoas que apreciaram o sábado de "Gastronomia na Praça", evento que termina neste domingo na Praça do Papa, no bairro Mangabeiras, em Belo Horizonte.

Delícias

Quem foi ao local pôde ouvir boa música e degustar boa comida, além de experimentar cervejas artesanais. Foi o que fez um grupo de cinco amigas belo-horizontinas acostumadas a frequentar eventos gastronômicos.

“O ambiente está agradável. Tiveram algumas filas, mas o público é muito bom”, avaliou a dentista Viviane Aguiar, de 33 anos, porta-voz do grupo.

Em sua 4ª edição, o “Gastronomia na Praça” trouxe algumas novidades. Uma delas foi a competição “Você é o Chef”, que selecionou 20 cozinheiros amadores e estudantes de gastronomia para cozinharem ao vivo, em frente ao público.

O vencedor receberá uma bolsa de 90% para o curso de Gastronomia na Faculdade Promove. Além disso, terá dolmã oficial do evento, kit de cozinha profissional e um troféu.

O evento também conta com workshops gratuitos de gastronomia para adultos e crianças. Ao todo, estão envolvidos no evento 50 chefs de cozinha e aproximadamente 120 profissionais entre cozinheiros e ajudantes.

Diferencial

Para o chef Jackson Cabral, um dos coordenadores da parte de workshops, esse contato direto entre estudantes de gastronomia e o público é uma oportunidade única de interação.

“Os estudantes aprendem e ensinam com o público e vice-versa. É uma troca de conhecimento que vai passando e se multiplicando. Isso tudo é muito legal”, afirma.

Outra atração no evento foi o "Cozinha Show", que conta com chefs de estilos variados. O destaque deste ano é o premiado chef português Ivo Brandão. “Nós trouxemos ele só para o evento e está sendo um ótimo intercâmbio cultural”, afirmou o chef Cabral.

Neste sábado, o evento vai até às 22h. Amanhã, será das 11h às 22h. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no sympla.com.br/conecteinovacao. É necessário levar dois quilos de alimento não perecível.

Confira a programação musical de domingo

    DJ Júlio Guedes
    Trupetralha
    Tânia Azze
    Cláudio Venturini & Telo Borges
    Orquestra de Câmara do Sesc
    Zélia Duncan