Estudante mineira de gastronomia é selecionada para fazer estágio em castelo europeu

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
13/04/2018 às 14:38.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:19
 (Mariana Correa/Divulgação)

(Mariana Correa/Divulgação)

A universitária mineira Larissa Mamprin foi escolhida para fazer estágio de dois meses na cozinha do castelo Château de Gudanes, na França. Estudante de gastronomia da Faculdade Promove, ela recebeu o convite da chef pâtissière Molly Wilkinson, gerente de negócios do castelo, que também funciona como hotel de luxo.

Atualmente, Larissa faz estágio na La Parisserie, em Belo Horizonte, e foi selecionada graças à chef do estabelecimento, Mariana Correa, que foi convidada para cozinhar em um casamento que será realizado no Château de Gudanes. Responsável pela confecção da mesa de doces do casório, Mariana contará com o auxílio da estudante do Promove.

"O Château de Gudanes recebe hóspedes durante o verão, no estilo all inclusive, com pacotes de 3 a 7 dias. Esses pacotes incluem várias atividades, refeições e passeios. Eu vou trabalhar principalmente na confeitaria, mas todos ajudam em todos os preparativos e atividades do castelo como uma equipe, para dar uma experiência sem igual aos hóspedes", conta Larissa, empolgada para a primeira experiência internacional de trabalho. 

Para se preparar para a tão esperada experiência, a jovem tem reforçado o estudo de línguas, principalmente o inglês e o francês, utilizados pelos hóspedes e funcionários do castelo. Contar com o apoio da universidade também têm sido fundamental. "Precisei adiantar muitas coisas para conseguir embarcar formada e não atrasar o curso. Todos foram muito atenciosos desde o início", conta a jovem. Professores, amigos e coordenadores do curso de gastronomia do Promove celebram com a jovem a conquista. "Todos me dizem que esse é o caminho a ser seguido e não devemos desistir do nosso objetivo", ressalta. 

Convite

A chef Mariana conheceu Molly quando estudaram juntas na escola Le Cordon Bleu, em Paris, e sempre mantiveram contato pelas redes sociais. Após uma temporada nos EUA, Molly voltou à França e passou a integrar a equipe do Château de Gudanes. "Estávamos fazendo toda a negociação sobre o estágio de Larissa, quando ela me contou que o castelo estava abrindo para casamentos e um casal exigiu uma imensa mesa de doces. Foi então que ela me convidou para ajudá-la nos preparativos, para fazermos uma confeitaria surpreendente", lembra Mariana. Victor Schwaner / Divulgação​A chef pâtissière Mariana Correa será responsável pelos doces de  um casamento no Château de Gudanes

 "O local, por si só, é de tirar o fôlego. Mas, profissionalmente, é um reconhecimento e também uma oportunidade única. Já estamos discutindo algumas receitas e pretendo levar um pouco dos nossos sabores para a França também", diz Mariana, que ficará no país por duas semanas por conta do evento, que se estenderá por todo o primeiro fim de semana de junho.

O castelo 

O Château de Gudanes foi construído inicialmente como uma fortaleza, nos anos 1200. Depois de sofrer com ataques por séculos, ele passou por várias reformas até se tornar definitivamente uma residência no século XVIII. O prédio foi passando de geração em geração, em uma mesma família, até ser comprado por um sindicato local em 1989. A ideia já era fazer um hotel de luxo, mas o Ministério da Cultura francês impôs uma série de restrições às obras e o edifício foi praticamente abandonado. 

Há cerca de cinco anos, uma família australiana comprou o castelo e iniciou as reformas para a restauração, retomando o projeto do hotel. Desde 2016, o Château de Gudanes recebe hóspedes interessados em viver uma experiência gastronômica e cultural, com o melhor do bom gosto francês. 

Confira um vídeo sobre o castelo:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por