Começou na última sexta-feira (21) e vai até o dia 30 de agosto o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que há 18 anos reúne chefs brasileiros e estrangeiros na tricentenária cidade histórica mineira. Ele é baseado na pesquisa feita pela Expedição Fartura Gastronomia, que percorreu mais de 60 mil quilômetros, por 21 estados e o Distrito Federal, mapeando regiões, produtos, produtores, chefs e tradições culturais e culinárias.

O Festival de Tiradentes contará com a presença de nomes consagrados e também da nova geração da gastronomia brasileira, como os mineiros Léo Paixão, Ivo Faria, Fred Trindade e Flávio Trombino, Julien Mercier e Manu Buffara.

Uma das convidadas mais esperadas, e que terá mais destaque, é Daniela Martins, responsável pela cozinha do consagrado restaurante Lá em Casa, de Belém, no Pará. O restaurante foi fundado pelo seu pai, Paulo Martins, considerado um dos precursores do movimento de valorização da gastronomia regional no Brasil.

Também são muito aguardadas as chefs Márcia Pinchemel, do Antônia Bistrô, de Goiás, e Rosa Nunes, do Cabana do Lago, de Tocantins, que vão assinar alguns dos jantares.

Uma novidade é o intercâmbio entre Tiradentes e a cidade francesa de Mougins, daí a presença dos chefs franceses Xavier Burelle, Laela Mouhamou, Emmanuel Ruz e Serge Chollet.