Na França, é comum comer carneiro ou cordeiro durante as comemorações que celebram a Páscoa. Assim como no Brasil, os franceses também abusam dos chocolates nesta época do ano, já que a confeitaria é um dos pontos fortes do país.

Com o carneiro é possível fazer diversas receitas, mas, todas elas, normalmente, levam legumes da Primavera francesa. Em algumas partes da França, a galinha é o símbolo da Páscoa. Já na região de Provence, Sul do país, a tradição é o cordeiro.

“Nossa família prepara o cordeiro pascoal ao forno com batatas e cebolas. Também usamos ervas aromáticas do Sul. Algumas pessoas preparam o ratatouille para acompanhar. Na França, a Páscoa é como o Natal, é a segunda festa a se comemorar com a família toda reunida”, conta Patrick Bonnefond, proprietário da Mon Caviste, loja de vinhos franceses que fica no shopping Pátio Savassi, bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Mon Caviste (meu cavista) é o termo usado para profissionais que rodam o interior da França à procura de vinhos gostosos para vender nas ruas de Paris, para amigos e vizinhança. “Minha mãe, Marrie, veio para o Brasil e sentiu falta de vinhos franceses originais de boa qualidade, então resolveu abrir a loja com o nosso sócio Felipe Lins.
 
Agora, estamos inaugurando a segunda unidade, no shopping Diamond Mall”, revelou Patrick.
 
Gigot D’Agneau Printanier
 
Ingredientes
 
 
(para 6 pessoas)
Uma perna de cordeiro de aproximadamente 3 quilos
20 dentes de alho com casca
50 ml de Azeite de Oliva
4 colheres de alecrim fresco
6 cenouras descascadas e picadas
½ nabo descascado e picado
1 kg de batatinhas descascadas e pré-cozidas
½ kg de aspargos limpos e frescos cortados
200 grs. de ervilhas frescas
2 colheres de vinagre balsâmico
200 ml de caldo de galinha
Sal e pimenta do reino

Modo de Preparo
 
 
Pré-aquecer o forno a 200 graus. Temperar o cordeiro com sal e pimenta. Passar um pouco de azeite e misturar o alecrim picado. Colocar numa assadeira 1 copo de água, o cordeiro e o alho com casca em volta. Levar ao forno alto por 15 minutos, abaixar, misturar as batatas e deixar assar por mais 40 minutos em forno brando.

Gigot D’Agneau Printanier
Numa panela esquentar o resto do azeite e refogar as cenouras picadas e o nabo picado por cinco minutos. Acrescentar o caldo de galinha, cobrir e deixar cozinhar por 20 minutos corrigindo o tempero. Cozinhar separadamente em água fervente com sal, por cerca de 10 minutos os aspargos e a ervilhas, escorrendo e depois ajuntando aos outros legumes deixando na caloria.

Ao terminar de assar o cordeiro, retirar juntamente com as batatas e o alho e deixe descansar por 10 minutos. Aproveitar a borra da assadeira e ajuntar o balsâmico misturando bem com uma espátula. Acrescentar mais um copo d’água, misturando bem. Jogar este suco sobre os alhos e as batatas, e finalmente misturar aos outros legumes. Servir com o cordeiro fatiado.
 
Para harmonizar, Patrick indica o vinho francês Chateau Saint Jean de Beard 2009 Saint Emilion (R$ 130)

Onde encontrar:
Mon Caviste
Pátio Savassi
(31) 9803-2718