Grupo Oficcina Multimédia estreia ‘Macquinária 21’

Da Redação
20/07/2016 às 18:56.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:23
 (Jonnatha Horta Fortes / Divulgação)

(Jonnatha Horta Fortes / Divulgação)

Prestes a completar 40 anos, o Grupo Oficcina Multimédia, da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte, estreia esta noite o espetáculo “Macquinária 21”, dentro do 48º Festival de Inverno da UFMG, cuja programação segue até sábado. Uma curiosidade: o grupo foi criado em 1977 pelo compositor Rufo Herrera, na 9ª edição do evento.

Segundo espetáculo da Trilogia da Crueldade, iniciada com o espetáculo “Aldebaran” (2013), “Macquinária 21” resulta em uma livre adaptação da obra “Macbeth”, de Shakespeare, numa referência à violência dos tempos em que vivemos.

No espetáculo – que tem direção, roteiro, concepção cenográfica e figurino de Ione de Medeiros –, as engrenagens cênicas refletem esta realidade enquanto materializam os mecanismos da imaginação de Macbeth e suas pulsões destrutivas na luta pela manutenção do poder.

As bruxas na cena, transportadas da tragédia de Shakespeare para os dias atuais, são figuras emblemáticas. Senhoras do destino, suas previsões instigam a fome do poder e o instinto de violência, cenicamente  traduzidos pelos sons agressivos das máquinas e bate-estacas, e pela própria ação dos bonecos e personagens.

O vídeo e as reproduções de quadros renascentistas interagem cenicamente como releituras adaptadas à temática. Paralelamente quebram as fronteiras do tempo, valorizando o onírico, a fantasia e a imaginação na interpretação da tragédia shakespeariana.

“Macquinária 21” – Hoje, às 20h, no Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal). Entrada franca

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por