Guerra na Síria inspira livro de belo-horizontino

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
18/05/2016 às 15:45.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:29

A Guerra da Síria é o tema do livro “Diário de um Desertor” (Chiado Editora), que o escritor belo-horizontino Gilson Pinheiro lança sexta-feira, às 17h, no salão de eventos Minas Caixa (rua Julita Nunes Lima, 147).

Na trama, um sargento do exército sírio fica indignado ao ver o tratamento que o governo dá ao seu povo durante a Primavera Árabe e abandona seu trabalho e sua família, para se juntar ao Exército Livre da Síria. Seu desafio é escrever um diário de guerra e entregá-lo ao ditador Bashar al-Assad.

“Quando começou a Primavera Árabe, fui acompanhando a movimentação no Egito, Líbia, Tunísia e, depois, nba Síria. Acompanhando o noticiário, fiquei interessa do e passei a fazer uma pesquisa”, conta Gilson.

A ideia de falar de um desertor aconteceu quando, em meio à pesquisa, se deparou com a história real de um desertor que decidiu lutar ao lado dos rebeldes. “O livro também aborda o extremismo do Estado Islâmico, que aproveitou a guerra para se infiltrar no país e tentar instaurar um califado”, diz o escritor, que agora planeja um romance sobre Giordano Bruno.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por