Igor Eça apresenta tributo ao pai, com Toninho Horta, Dori Caymmi, Joyce e outros

Lucas Buzatti
lbuzatti@hojeemdia.com.br
27/11/2017 às 13:52.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:54
 (Divulgação)

(Divulgação)

Não há dúvidas de que Luiz Eça (1936-1992) foi um dos grandes arranjadores da música brasileira. Pianista, compositor e professor, o carioca trabalhou com nomes como Nara Leão, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Elis Regina e Milton Nascimento, entre outros, além de criar o seminal Tamba Trio. 

Para celebrar o legado do maestro, seu filho Igor Eça reuniu no disco “Em Casa”, lançado este ano, parceiros históricos como Toninho Horta, Dori Caymmi, Edu Lobo e Zé Renato. O álbum será apresentado nesta quarta-feira (29), pela primeira vez em Belo Horizonte, no Sesc Palladium, pelo projeto Mesa Brasil Musical.

Para recriar o clima de sarau, Igor optou por um revezamento de formações. Em “Tamba”, todos juntos; Dori e Zé Renato em “Búzios”; Toninho na voz e guitarra em “Dolphin” e “Chico’s blues”. O show em BH (que só não terá a presença de Edu Lobo) contará com a participação da cantora Joyce Moreno. “Joyce gravou disco com papai, conhece as músicas de cór, além de também ser instrumentista”, conta Igor. 

É que, para o disco, o músico selecionou instrumentistas que trabalharam com seu pai para recriarem os temas. “Todos os primeiros discos dessa turma tiveram arranjos de papai. Não haveria como prestar uma homenagem a ele sem convidá-los”, explica. “Preferi que eles cantassem, tanto letras como vocalizes, do que convidar apenas cantores”, afirma.

Segundo Igor, outro norte foi escolher as canções de tom mais popular da obra de Luiz Eça. “O disco é uma forma mais fácil de entender o papai. De todas as coisas que ele fez, que foram muito variadas, com formações diversas, pensei que deveria escolher o mais próximo do popular, da voz e do violão”, explica. “A ideia é desmistificar a imagem do maestro, complexo. Se você pegar os arranjos dele, vai ver que as partituras são difíceis, mas, ao escutar a música, percebe que são estruturas simples, em que é possível entender todo o desenho da harmonia”, afirma. 

Serviço: “Em Casa” com Igor Eça, Dori Caymmi, Toninho Horta, Zé Renato e Joyce. Quarta-feira (29), às 21h, no Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro). Entrada franca, com doação de 1 kg de alimento. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por