Quem admira um sabor mais amargo e acentuado em uma cerveja geralmente se torna fã da IPA (Indian Pale Ale). Se este é o seu caso, saiba que Belo Horizonte vai receber uma festa neste fim de semana completamente dedicada a esse tipo de cerveja. Trata-se da terceira edição do BBQ IPA Backer, onde serão servidas diferentes IPAs de cervejarias brasileiras artesanais e independentes em um esquema de open bar.

Entre as novidades apresentadas durante o evento, estão a Imperial Black IPA do Cerrado, novidade da Backer inspirada nos sabores do interior de Minas e do Centro-Oeste, e a Santê V2, segunda cerveja produzida pelo bar Protótipo Brew – uma IPA com um corpo mais leve e um amargor combinado a sabores frutados e cítricos mais evidentes.

A festa do BBQ IPA Backer acontece neste sábado (19), das 13h às 19h, no Pátio Cervejeiro Backer (rua Santa Rita, 221, Olhos D’água). Shows com as bandas Javalli, Duo bi Duo e Chaparrall. O ingresso para o open bar custa R$ 220.

Veja outras notícias do universo da gastronomia mineira:

 

Festival de Tiradentes

Amantes da boa comida têm destino certo nos próximos dias. Nesta sexta (18), tem início a programação da 20ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que mais uma vez ocupa a Praça da Rodoviária com estandes de importantes restaurantes, shows e apresentações de chefs famosos. Este ano, a programação também se expande para a Praça das Vertentes, permitindo um maior fluxo de pessoas pelo evento, que termina no dia 27. O Estado de Minas Gerais é o homenageado da edição 2017. Entre os músicos que se apresentam no evento estão destaques do nosso Estado, como Fernanda Takai, Wilson Sideral, Thiago Delegado, Aline Calixto, Marcos Ruffato, Fernando Sodré Trio, Weber Lopes com Paulo Santos (Uakti). Confira a programação completa aqui.

 

Lançamento de marca

O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes se tornou um ótimo espaço para lançamento de marcas. Uma das novidades que devem ser apresentadas este ano é o novo sabor do H2OH!, Laranccini – uma mistura de suco de laranja e limão. Na compra de uma unidade no bar dedicado à marca, o consumidor leva um copo colecionável.

 

Banquete na CasaCor

A CasaCor Minas é muito mais do que um espaço para ver as novidades da arquitetura. É também um espaço para experiências gastronômicas, como os projetos Cozinha Inusitada (em que chefs dão aulas-show) e Ginger Bar (deidicado totalmente ao gim). Outra novidade é o projeto Jardí, que irá oferecer almoços, inspirados nos grandes banquetes, durante duas sextas-feiras (18 de agosto e 1º de setembro), ocupando o Jardim do Ginger Bar, localizado logo na entrada do casarão, com vista para a rua Sapucaí. Quem comandará a cozinha será o chef Henrique Gilberto, do buffet Rullus. A participação no projeto custa R$ 330 (incluindo bebidas, como cervejas, sucos e vinhos, e a entrada na CasaCor). Ingressos aqui.

 

Jantar vegano com Pâmela Sarkis

Por falar em CasaCor, o projeto Cozinha Inusitada conta com 18 aulas-show em sua programação. Um dos destaques é Pâmela Sarkis, que é chef e nutricionista. No dia dia 31 de agosto, ela vai ensinar a preparar um jantar completo vegano. Para o menu, ela preparou como entrada uma ricotta de castanhas com alho porró e torradas e pães veganos funcionais; kafta de cogumelos ao molho de tomates reduzido e tagliatelli tricolor de legumes; e, como sobremesa, um bombom proteico de damasco com coco e Veggie Protein.

 

Festival em Mário Campos

Até domingo (20), a cidade de Mário Campos, na Região Metropolitana de BH, está recebendo a Festa da Alface. Neste ano, o evento investiu em um festival gastronômico com a presença de chefs de cozinha destacados, como Rosilene Campolina e Renato Lobato. O objetivo é chamar a atenção para a qualidade da produção de hortaliças no município, que atualmente conta com 600 produtores rurais. O evento conta com shows de Paulinho Pedra Azul e Camarão de Rama.