Já está acontecendo o Fliaraxá, festival literário da cidade, que vai até o dia 18

Da Redação
almanaque@hojeemdia.com.br
15/09/2016 às 16:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:50
 (Reprodução)

(Reprodução)

De 14 a 18 de setembro, acontece, no município de Araxá, o V Fliaraxá - Festival Literário da cidade. No evento, estão rolando maratona de debates, mesas, oficinas e lançamentos de livros que contam com a presença de cerca de 70 convidados, incluindo os teólogos Leonardo Boff e Frei Betto, os filósofos Mario Sérgio Cortella, Marcia Tiburi, o músico e ativista social MV Bill e o escritor Nelson Motta. A programação é inteiramente gratuita.

O italiano Roberto Parmeggiani, os portugueses José Pinho e Tatiana Salem Levy e o norte-americano William C. Gordon são os convidados internacionais. Além deles, a programação artística contempla espetáculos teatrais que trazem a literatura em seu conteúdo. No Teatro Municipal de Araxá serão apresentados: "Delírio do Verbo", com Jonas Bloch (15/9), "Caravana Tonteria", com Letícia Sabatella (16/9); "Auê", com a Cia. Barca dos Corações Partidos (17/9) e "Estamira", com Dani Barros (18/9).Reprodução

Letícia Sabatella se apresenta nesta sexta-feira (16) no Fliaraxá

 Na abertura do festival, na noite da última quarta-feira (14), com o tema “O Amor, a Leitura e as Diferenças”, grandes atrações compuseram o evento, como o Grupo Primeiro Ato, que deu as boas-vindas ao público com o espetáculo “Passagem”. Sob a direção da coreógrafa Suely Machado, os bailarinos encantaram e interagiram com quem passou pelo pátio da Fundação Calmon Barreto. 

A solenidade de abertura oficial recebeu um público de mais de 500 pessoas. Na plateia, escritores, autoridades e artistas, como Jonas Bloch, assistiram aos discursos do diretor da CBMM, Antônio Gilberto, e do curador e idealizador do Fliaraxá, Afonso Borges. 

No dia 16, Miriam Leitão participa do evento em um debate com Tatiana Salem Levy sobre "O tempo na literatura", às 18h20. O assunto do tempo é recorrente nas obras de Miriam Leitão. Este ano ela lançou, pela Intrínseca, o livro História do futuro: O horizonte do Brasil no século XXI, uma minuciosa e audaciosa investigação sobre perspectivas para o país, apresentando o desafio de olhar para além do presente e mapear as principais tendências para as próximas décadas. 

Confira abaixo programação para esta quinta-feira (15):
 
Descobrindo o amor

Convidados: Thalita Rebouças
Local: Auditório 1
Indicação: Livre
Horário: 16h30 às 17h30
A autora fala sobre os anseios, incertezas e a delicadeza de viver o primeiro amor.
 
Espetáculo "Passagem"

Convidados: Grupo de dança 1º Ato
Local: Pátio da Fundação Calmon Barreto
Indicação: Livre
Horário: 17h às 18h

Da felicidade e dos afetos

Convidados: Frei Betto e Vladimir Safatle
Local: Auditório 1
Indicação: Livre
Horário: 18h às 18h50
Os experientes autores discutirão, a partir de suas obras, como a vida social e política influencia na felicidade e na construção dos afetos.
 
Oficina |Como fazer um Sarau Literário

Convidados: Heleno Álvares
Local: Auditório 3
Horário: 19h às 20h
Além de aprender as técnicas para a realização de um sarau, os alunos discutirão com o experiente escritor araxaense. Discutirão sobre o papel da poesia e da música na comunicação, da idade média até hoje, passando pela contracultura e a internet. No último dia, haverá um sarau com os participantes.
 
O amor, a literatura e a música como transformadores sociais

Convidados: MV Bill e Sérgio Abranches
Local: Auditório 1
Indicação: Livre | Vagas: 150
Horário: 19h às 19h50
O ativista social se une ao jornalista para falarem sobre suas impressões de como os afetos e as letras podem mudar o pensamento e o destino da sociedade.
 
Palestra| Cidades Criativas e Inteligência Coletiva

Convidados: Ana Carla Fonseca e Alejandro Castañé
Local: ACIA ( Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá) - Av. Getúlio Vargas, 365
Horário: 19h30 às 21h30
Venha debater com esses experientes pesquisadores da área social, sobre como pode ser a Araxá e as cidades do futuro.
 
O amor na história e na literatura

Convidados: Laurentino Gomes e Sérgio Rodrigues
Local: Auditório 1
Indicação: 12 anos
Horário: 20h às 21h
Os dois jornalistas falam sobre o amor através dos séculos XIX ao XXI. Laurentino é autor da premiada trilogia“1808”, “1822”e “1889”, com grande conhecimento de como eram as relações naqueles períodos. Sérgio Rodrigues é autor do romance "O Drible", que trata da paixão nacional pelo futebol, e está lançando "Viva a Língua Brasileira!", uma declaração de amor ao idioma que falamos.
 
O delírio do verbo [espetáculo teatral]

Convidados: Jonas Bloch
Local: Teatro Municipal
Horário: 21h30 às 22h30
Em “O delírio do verbo”, o ator Jonas Bloch interpreta textos de Manoel de Barros. O espetáculo conta histórias plenas de humor e poesia, conduzindo a um novo olhar sobre nossas vidas, numa linguagem surpreendente e inovadora.
 
Confira a programação na íntegra: http://www.fliaraxa.com.br/

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por