Depois do sucesso da turnê que celebrou os 150 anos do Ballet Kiev no ano passado, a companhia ucraniana retorna a Belo Horizonte, onde apresenta hoje, no Palácio das Artes, duas obras clássicas do compositor austríaco Ludwig Minkus: “Dom Quixote” e “Paquita”.
A escolha pelas peças do austríaco não foram por acaso, já que Minkus é o homenageado da companhia nesta turnê sul-americana. “Esse tributo tem a importância de reconhecer o trabalho insofismável de um mestre da composição”, ressalta Ruslan Bentsianov, diretor da companhia.

Além da relevância da homenagem, o representante aposta também na boa recepção do público às obras escolhidas. “Por serem trabalhos muito conhecidos do mestre Minkus, com certeza haverá uma identificação dos brasileiros”, acredita. Ele acrescenta ainda a influência da danças latinas e espanholas como pontos que reforçam a opção pelas peças “Dom Quixote” e “Paquita”: escolhidas especificamente para o Brasil, as obras serão apresentadas em formato suíte, com duração de 80 e 35 minutos, respectivamente.

No Brasil, o Kiev Batllet chega com 38 profissionais dentre solistas, corpo de baile, técnicos e produção, vindos de uma turnê por dez cidades dos Estados Unidos. “Tivemos uma boa receptividade por lá, com críticas positivas e plateias reagindo muito bem”, diz Benstianov.

Apesar da experiência positiva nos EUA, ele ressalta a expectativa de retornar ao Brasil. “Mas nada que se compare com a efusividade da platéia brasileira, sempre muito carinhosa”, elogia.

Para além do calor do público, ele confessa que a companhia guarda outras lembranças da vinda ao Brasil, e especificamente Belo Horizonte. “Não esquecemos do passeio na Lagoa da Pampulha e ao Museu. Muitos bailarinos ficam maravilhados com as capivaras e como elas são habituadas aos seres humanos. Isso gerou muitos comentários nas redes sociais da Ucrânia”, conta Bentsianov.

A companhia

Também conhecido como Ballet da Ópera Nacional da Ucrânia, o Kiev Ballet foi inaugurado em 1867, onde iniciou como um pequeno grupo de bailarinos. Agora, com mais 150 anos de tradição, a companhia de balé clássico é reconhecida como uma das principais do mundo.

Serviço: Kiev Ballet Tour Brazil 2018, hoje às 21h, no Teatro do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro). Ingressos de R$ 100 a R$ 350