A youtuber Camila Loures lança ‘manual’ para adolescentes neste fim de semana

Thais Oliveira
taoliveira@hojeemdia.com.br
15/07/2016 às 19:33.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:19
 (Wesley Rodrigues)

(Wesley Rodrigues)

Camila Loures logo avisa que o livro assinado por ela não é mais uma obra autobiográfica de youtuber. A moça, de 21 anos, que acumula cerca de 1 milhão de inscritos no seu canal no YouTube, acaba de estrear na literatura com “Manual de Sobrevivência do Adolescente”, pela editora Astral Cultura. O lançamento acontece hoje em Contagem e amanhã em BH.

Como o título sugere, trata-se de uma publicação voltada para o leitor adolescente – época da vida em que muitas dúvidas surgem. “A ideia de fazer o livro surgiu exatamente por isso. Em um dos quadros do canal, dou conselhos para meu público”, conta Camila. 

56 milhões de views No YouTUbe. Ao todo, Camila possui cerca de 1 milhão de inscritos em seu canal

Como numa conversa, a youtuber dá o ponto de vista dela sobre assuntos como virgindade, primeiro beijo e os muitos bullying típicos da adolescência. “São alguns ‘spoilers’, coisas que eu gostaria que tivessem me contado nesta idade. Então, como já passei dessa fase, falei de experiências vividas por mim, mas, também, de coisas que aprendi por meio de outras pessoas. Por isso, não é uma biografia. É um livro para todos os adolescentes, independentemente de serem meus seguidores, tanto que não coloquei foto minha na capa”, elucida. 

Em um dos capítulos, por exemplo, a jovem mostra que beber nesta idade não é tão legal quanto parece. “(...) é muito mais gostoso curtir a companhia das pessoas de que gosta sem ficar de ressaca”, escreveu. Camila fala ainda sobre o quanto o mundo “real” pode ser mais interessante que o “virtual”, ao mostrar que a internet é apenas uma parte da vida. Ao todo são 17 “spoilers”.

1 milhão de seguidores no Instagram. Na rede social, a moça reúne fotos com outros youtubers e famosos

Cabeça feita
Mineira de Belo Horizonte, Camila iniciou na web há cerca de três anos, no Vine, aplicativo de compartilhamento de vídeos de até seis segundos. Como sempre sonhou em atuar – e até chegou a fazer um curso de teatro por dois anos –, a plataforma se tornou uma maneira de exercitar o lado atriz. 

A transição para o YouTube veio em 2014, a pedidos dos próprios seguidores do Vine. O primeiro vídeo foi um “desastre”, segundo Camila. “Fiz um vídeo no qual ensinava uma receita, mas não sei cozinhar e deu tudo errado”, conta, entre risos. O quadro ainda existe, mas, com o tempo, a jovem foi ganhando mais “prática” na tarefa. O ponto alto do canal, contudo, é entreter. 

156 mil seguidores no Facebook; A rede de Mark Zuckerberg é onde Camila tem menos fãs atualmente

No entanto, apesar das várias brincadeiras, Camila diz procurar falar de assuntos sérios, quando necessário. “A gente tem que entender até onde é engraçado e não forçar. Tento ser eu mesma e sempre passar o bem”, frisa ela, que diz estar ajudando vários jovens por meio do canal. “Recebo muitas mensagens. Uma delas me marcou porque era de uma garota que queria suicidar. Ela contou que, após me conhecer no YouTube, desistiu e começou a se abrir com sua família. Chorei lendo essa história”, conta. 

Planos
Apaixonada pelo que faz, Camila diz ainda não querer largar de jeito nenhum o YouTube. “Mesmo que surja uma oportunidade de trabalhar como atriz, só aceitaria se não atrapalhasse o canal”. Sobre os estudos, o curso de Publicidade tem ranqueado a preferência da moça. “Mas isso é para o futuro. Também penso em escrever outros livros”, planeja. 

Serviço:

Lançamento do livro “Manual de Sobrevivência...”, neste sábado (16) no Shopping Contagem e, domingo (17), Shopping Estação. Ambas sessões na livraria Leitura, às 15h.

 Veja o mais recente vídeo de Camila Loures:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por