"Cá Entre Nós" aborda relação de assessorias e redação

Patrícia Cassese - Do Hoje em Dia
14/08/2012 às 11:25.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:27
 (Capa/Reprodução)

(Capa/Reprodução)

No prefácio do livro “Cá Entre Nós” (Asa de Papel, 104 páginas, R$ 30), dos jornalistas Rosangela Guimarães e Délio Campos, a ser lançado nesta terça-feira (14), uma constatação inequívoca: “nunca o que chamamos de imprensa viveu tantas mudanças radicais como nos tempos atuais”. Vero. Mas, seja como for, no jogo cênico que, no caso do jornal impresso, culmina com a chegada do exemplar às bancas, há dois lados que se destacam pela atuação marcante no processo de feitura do periódico.

De um lado, claro, os jornalistas que compõem o quadro de profissionais de uma redação. Do outro, uma cepa de jornalistas que, diretamente das dezenas de assessorias de imprensa, tentam defender os interesses de quem os contratou, emplacando notícias, claro, positivas para seus clientes.

E é sobre essa relação por vezes muito delicada que o livro trata. Rosangela, editora dos cadernos Classificados e Eu Acredito, do Hoje em Dia, teve a ideia a partir de um balanço das situações com as quais convive diariamente, nos últimos 13 anos, e das reclamações de colegas da redação de jornais locais e de outros estados, com os quais mantém contato quase ininterrupto.

“Todos reclamam do ‘assédio’ dos assessores, às vezes sem informações consistentes, em horários impróprios, que não dão retorno às demandas... Um estresse. Isso é ruim para as relações entre os profissionais e péssimo para a informação, ou seja, para o leitor”, dizem os autores.

“Pauleira”

Mas, que fique claro. Não há, aqui, nenhuma tentativa de demonizar o “outro lado”. Ao contrário. “(O livro) é também uma oportunidade para um assessor de imprensa dialogar com um colega de redação e apresentar seu dia a dia, que tem muito a ver com a “pauleira” das redações”, diz Rosângela. “O que diferencia esse livro dos demais que tratam de comunicação empresarial e imprensa é que se trata de um diálogo entre jornalistas, que, por opção ou destino, se encontram em posições diferentes, mas se relacionam bem há muitos anos”.

Ou seja, a obra destina-se “aos dois lados”. “Mostra como é a rotina de uma redação – a mesma em todos os veículos, respeitando as características específicas de cada um – e também dos assessores de imprensa – de empresas de comunicação e de outras empresas –, que também enfrentam pressão”.


Lançamento do livro “Cá Entre Nós”. Nesta terça-feira (14), a partir das 20 horas. Espaço CentoeQuatro (Praça Ruy Barbosa, 104, Centro).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por