Cristina Chacel esmiuça história de desaparecido político em livro

Do Hoje em Dia
04/11/2012 às 12:10.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:51
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

A jornalista carioca Cristina Chacel lança “Seu Amigo Esteve Aqui”, na segunda-feira (5), no Memorial Minas Gerais Vale. O livro narra a história do desaparecido político Carlos Alberto Soares de Freitas, o Beto, assassinado durante a ditadura militar no Brasil.

Dirigente da organização clandestina de esquerda VAR-Palmares e desaparecido aos 31 anos, Beto, codinome Breno, nasceu em BH e acordou para a política na universidade, no início da década de 1960. Pela força de sua liderança, atraía para a resistência vários jovens, como a então secundarista de 16 anos Dilma Rousseff, uma das personagens dessa trama.

Em 15 de fevereiro de 1971, Beto foi preso no Rio de Janeiro e nunca mais visto. Uma década depois, descobriu-se que ele fora assassinado na Casa da Morte, em Petrópolis (RJ), onde presos políticos eram mantidos em cárcere privado, sendo barbaramente torturados e mortos.


Homenagens

No lançamento do livro em BH, amigos e companheiros de Beto vão prestar-lhe homenagem, com depoimentos pessoais, exibição de um vídeo e apresentação do grupo instrumental Café.

Serviço:
Cristina Chancel lança “Seu Amigo Esteve Aqui” Zahar Editora, 232 páginas, R$ 42 livro e R$ 29,90 e-book Segunda-feira, às 19 horas Memorial Minas Gerais Vale, Circuito Cultural Praça da Liberdade Entrada gratuito

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por