Fotos e textos sobre o Velho Chico dão a autores o Jabuti

Clarissa Carvalhaes - Do Hoje em Dia
28/10/2012 às 08:24.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:37
 (Leo Drummond)

(Leo Drummond)

Era quinta-feira, 18 de outubro, e o fotógrafo Leo Drummond esperara o dia inteiro pelo resultado do Prêmio Jabuti. Mas somente no início da noite, quando estava prestes a entrar na sala de aula, recebeu notícia: o livro “Os Chicos – Fotografia” abocanhou o primeiro lugar na categoria Fotografia desse que é um dos grandes troféus da literatura no país.

A obra - assinada por Gustavo Nolasco e com registros fotográficos de Leo - percorre três mil quilômetros do Rio São Francisco mostrando suas riquezas culturais e seu povo, além de entrevistar os vários Franciscos e Franciscas que vivem em pequenas cidades dos cinco Estados cortados pelo Velho Chico.

“Fiquei o dia todo checando o twitter porque sabia que o resultado seria divulgado ali. Quando soube, me preparava para o minicurso que lecionaria na UFMG, mas nem consegui dar aula direito”, recorda o fotógrafo aos risos. Para Leo, que desde a infância acompanha o prêmio – porque o pai era editor de livros – “esse é sem dúvida o maior prêmio que já ganhei. Me sinto honrado”.

Ainda que o livro tenha sido produzido com recursos da Lei Rouanet, Leo, ao lado de Nolasco, precisou abrir mão da estabilidade para produzir “Chicos”. Foram dois anos de estrada percorrendo as margens do rio, desde sua nascente, na Serra da Canastra, em Minas, até sua foz, no Estado de Alagoas.

Reconhecimento

“Não ficamos ricos com livro, mas ter em mãos um Jabuti é o reconhecimento máximo do nosso trabalho e das muitas coisas que tivemos que abrir mão. A satisfação é imensa, e esse resultado comprova o excelente momento que a fotografia autoral vive”, destaca.

Agora, que “Chicos” faturou o Jabuti, os autores empolgam-se com a produção do documentário que tem o livro como essência, inspiração. “Se antes estávamos postergando a investida nessa série, agora ganhamos fôlego”. Editado pela Nitro Editora, sabe-se que restam pouquíssimas edições de “Os Chicos – Fotografia”. “Quem tem o exemplar em casa provavelmente irá folheá-lo mais uma vez. E por isso fico alegre, por chegar onde chegamos”.

http://177.71.188.173/clientes/hojeemdia/assinantes/index.php

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por