Lançamentos literários em dose dupla agitam o Cineminha, em Nova Lima

Do Portal HD
18/12/2012 às 15:33.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:44
 (Reprodução)

(Reprodução)

Nesta quinta-feira (20), às 20 horas serão lançados no Cineminha (Rua Melo Viana, nº 100, Centro) os livros “Uma Janela para o Passado – A Memória Fotográfica de Nova Lima e Região”, de Celso Travassos e “Veredas das Aves”, de Amaury Pimenta. A noite de autógrafos conta com a exposição fotográfica “Nova Lima, um vôo ao passado, ao presente, ao futuro”. A mostra fica em cartaz até 28 de dezembro.
 
Sobre os livros

“Uma Janela para o Passado – A Memória Fotográfica de Nova Lima e Região”

A bem elaborada publicação do fotógrafo Celso Travassos é resultado de uma parceria entre o autor, a Universidade do Texas e a Prefeitura de Nova Lima. Com uma pesquisa intensa, o livro mostra parte de um acervo de duas mil fotos e três mil páginas de documentos da história da mineração e do surgimento da cidade de Nova Lima, que datam de 1831 até meados da década de 1960.

O precioso acervo foi resgatado, digitalizado e restaurado, trazendo à luz imagens e documentos que retratam, não só a história da mineração no município, mas principalmente, retratando a cultura de seu povo por meio de fatos históricos e pitorescos, como a visita do Príncipe de Gales (futuro Rei George,  da Inglaterra). Destaque também para as imagens da inauguração do Estádio do Independência na Copa do Mundo de 1950 onde houve o embate entre Seleção Inglesa e Seleção Americana (0 X 1). Nesta ocasião, Nova Lima hospedou a Seleção Inglesa de Futebol e colecionou registros memoráveis.

“Veredas das Aves”

O projeto da publicação foi iniciado em 2010, quando o novalimense Amaury Pimenta passou a apreciar as aves do “Residencial Veredas das Geraes”, em Nova Lima, onde vive. O autor confessa-se maravilhado pela cidade cercada por lindas montanhas e que possui ainda uma vasta diversificação na flora e na fauna.

A pesquisa aprofundou-se quando ele conheceu o site wikiaves (www.wikiaves.com.br), no qual fotógrafos profissionais e amadores, amantes da natureza, compartilham os registros e conhecimentos sobre as aves do país.

Paralelamente, Amaury iniciou seus registros nas trilhas e ruas do residencial e o resultado: mais de 140 espécies documentadas. O livro reforça a importância da preservação das espécies e conta com depoimentos e textos de algumas pessoas que moram ou convivem no residencial formado por cerrado e Mata Atlântica.
 

Serviço:
Lançamento “Uma Janela para o Passado – A Memória Fotográfica de Nova Lima e Região”, de Celso Travassos e “Veredas das Aves”, de Amaury Pimenta

Dia 20 de dezembro, quinta-feira, às 20h

Cineminha: Rua Melo Viana, nº 100, Centro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por