Livro ressalta que diferenças não são defeitos

Viviane Moreno
vmoreno@hojeemdia.com.br
28/04/2017 às 15:09.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:19

O corpo “perfeito”, o cabelo “certo”, a roupa “da moda”... Preocupações que rondam as pessoas mundo afora cada vez mais cedo. E como seria bom se pudéssemos observar as características – nossas e de todos que nos cercam – com olhos mais leves, sem julgamentos e cobranças, enxergando como cada um de nós é extraordinário!

Os leitores de “Somos Todos Extraordinários” (Intrínseca, 32 páginas, R$ 29,90), livro infantojuvenil escrito e ilustrado por R. J. Palacio, são convidados a essa reflexão através da história de Auggie. 

Um garoto que gosta de tomar sorvete, andar de bicicleta, jogar bola, passear com sua cachorrinha Daisy e soltar a imaginação. Um garoto como outro qualquer, não fosse o fato de ter uma aparência incomum, que chama a atenção de todos que passam por ele. 

Com delicadeza, a autora mostra a dificuldade de Auggie para entender porque as pessoas o encaram, apontam, riem, dizem coisas cruéis pelas suas costas, incapazes de perceberem como isso o magoa.

Mas Auggie é, sim, extraordinário! E nos dá uma lição e tanto quando embarca em seu foguete rumo a Plutão...

“De longe, a Terra parece tão pequena! Não vejo ninguém. Mas sei que as pessoas estão lá. Bilhões de pessoas. De todas as cores. Gente que anda e fala diferente. Gente com aparência diferente. Como eu! A Terra é muito grande. Cabe todo tipo de gente.”Trecho do livro “Somos Todos Extraordinários”

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por