Mulheres vencem em todas as categorias do Costa Book Awards

Folhapress
03/01/2013 às 09:32.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:15
 (Divulgação)

(Divulgação)

SÃO PAULO - Pela primeira vez na história do prêmio literário britânico Costa Book Awards, mulheres venceram em todas as categorias.

Cada vencedor por categoria recebe 5 mil euros (o equivalente a R$ 16,6 mil).

A romancista Hilary Mantel recebeu o prêmio de melhor romance com "Bring up the Bodies", que já lhe tinha dado o prêmio Man Booker e o National Book Award na categoria de Autor do Ano.

O romance ainda segue inédito no Brasil. Por aqui, Mantel teve lançados os livros "Wolf Hall", "A Sombra da Guilhotina" e "Além da Escuridão".

A escritora Mary Talbot e o seu marido Bryan Talbot -veterano dos quadrinhos- receberam o prêmio de melhor biografia com o romance gráfico "Dotter of her Father's Eyes", a biografia da filha de James Joyce, Lucia, que se entrelaça com as memórias da relação perturbada da autora com o seu pai, o acadêmico especialista em Joyce, James S. Atherton.

A jornalista e escritora Francesca Segal recebeu o prêmio de melhor primeira obra com "The Innocents", que se passa numa comunidade judia em Londres.

A poeta escocesa Kathleen Jamie recebeu o prêmio de poesia pela sua antologia "The Overhaul" e o prêmio da literatura infantil foi para a escritora e ilustradora Sally Gardner por "Maggot Moon".

No próximo dia 29, em uma cerimônia em Londres, será anunciado o livro do ano e os vencedores de cada categoria concorrem.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por