O universo dos quadrinhos em luto: a revista Graffiti lança sua última edição

Jaqueline da Mata - Do Hoje em Dia
06/09/2012 às 12:07.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:04
 (Erick Azevedo/Divulgação)

(Erick Azevedo/Divulgação)

Mesmo com o sucesso obtido ao longo de 17 anos de vida, a Revista Graffiti 76% coloca um ponto final em sua trajetória. A edição derradeira, a 23ª, será lançada nesta quinta-feira (6), às 21 horas, no CCPP, na Savassi, com trabalhos de 13 quadrinistas – a maioria, colaboradores de longa data da revista que marcou a cena cultural da cidade.

Desde que foi lançada, a Graffiti publicou 300 histórias em quadrinhos, de mais 100 autores, faturou sete prêmios HQ Mix, registrou a baliza de 1.868 páginas impressas e uma tiragem de 36.730 revistas e cinco álbuns da coleção 100% Quadrinhos.

Detalhe: o nome Graffiti pode vir a batizar outras formas de manifestação artística, mas não será mais "76% Quadrinhos", frisa um dos criadores da publicação, o quadrinista Fabiano Barroso.

Nó na garganta

O fim, diz ele, com certeza deixará saudades. "Com certeza dá um nó na garganta. Foram 17 anos, e sabemos que foi um trabalho bem feito e reconhecido. De certa forma, abrimos caminho aos quadrinistas no Brasil".

Mas, ao mesmo tempo, Fabiano lembra que a ideia (do ponto final) foi sendo amadurecida pelo grupo. Tanto que seus mentores não teriam inscrito o projeto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, de onde vieram os recursos que garantiram a permanência no mercado até então.

Mercado que, analisa ele, encontra-se agora consolidado, cenário completamente distinto da época em que a Graffiti deu seus primeiros passos. "Mas temos outros projetos individuais, o que também não descarta a possibilidade de voltarmos a trabalhar juntos novamente", comenta Barroso.

Destaques

Seus criadores orgulham-se de ter revelado artistas como Marcelo Lelis, Luciano Irrthum, Guga Schultze, Daniel Caballero, Bruno Azevedo e Odyr, além de ter dado mais visibilidade a expoentes, como os mineiros Gilberto Abreu e Mozart Couto.

Entre os destaques da edição 23, o quadrinista ressalta, ainda, o trabalho de mulheres quadrinistas, como a peruana Avril Filomena, a holandesa Maartje Schalkxa e a colombiana Power Paola.


Serviço

Graffiti – Lançamento nesta quinta-feira (6), às 21 horas, no Cult Club Cine Pub (CCCP - rua Levindo Lopes, 358, Savassi).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por