Livro conta a história de Jajá, heroína de quatro patas

Paulo Henrique Silva
phenrique@hojeemdia.com.br
02/07/2016 às 21:35.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:08
 ( ROCCO)

( ROCCO)

Quem já não tentou imaginar o que se passa na cabeça de seu bicho de estimação, principalmente naquele momento em que uma ação inesperada (ou várias delas) põe a casa de cabeça para baixo? 

No livro “As Aventuras de Jajá”, lançado pela Rocco, a jornalista e roteirista Susana Schild busca reproduzir as sensações de sua gatinha desde o dia em que se conheceram, “vinda não sabe de onde”.

Jajá não só existe como todas as aventuras contidas no livro aconteceram exatamente como na vida real. “Juro que é tudo verdade. A única meia-verdade é que, na época, não havia criança em casa”, registra a autora ao Hoje em Dia.

Mas a pequena Luisa não é propriamente uma invenção: “Ela é meu alter-ego infantil”, confessa Susana, que, para ficar com Jajá, teve que brigar muito com o “vilão”, papel que coube ao marido.

“Sempre tive gatos, mas Jajá me comoveu de forma especial pela tenacidade de ‘pertencer’, de conquistar um lugar no mundo. A seu modo, realizou a jornada de um pequeno herói: chegou sozinha, enfrentou adversários e obstáculos, conquistou aliados – e está sempre recomeçando”

O vilão a despachou para a casa de amigos. Felizmente, ela fez xixi no tapete que era herança da mãe do dono da casa, foi expulsa, devolvida e finalmente aceita. Ufa!”, lembra.

Não foi o único obstáculo enfrentado pela felina. A autora recorda que Jajá teve que batalhar muito pelo seu espaço. 

“Fez de tudo: charme para a cozinheira, dengo com Luísa, quebrou muito enfeite da estante (mesmo!), deletou muito trabalho do computador (mesmo – e continua deletando), caiu pela janela (mesmo!) e, o mais difícil, conquistou finalmente a cumplicidade da Nina”, enumera.

Nina, é bom que se diga, é a rival de Jajá na trama, uma gata, que recebeu a nova aquisição com olhar furioso. Para Susana, tal situação pode muito bem representar a “ameaça” gerada num até então filho único, ao saber que terá concorrência na forma de um irmãozinho.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por