Livro de Susana Ventura é um delicado encontro do texto com imagens coloridas

Lady Campos - Hoje em Dia
15/06/2015 às 08:06.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:29
 (Ilustrações de Silvia Amstalden)

(Ilustrações de Silvia Amstalden)

Se “Minha pátria é minha língua”, como cantou Caetano Veloso na música “Língua”, é recorrente a pergunta: “De onde vem o português?”, título do livro de Susana Ventura, lançamento da Peirópolis. Na tentativa de responder a questão, a autora, que tem dupla cidadania, brasileira e portuguesa, tira o óbvio de cena, e fala de Portugal de uma maneira diferente e não menos encantadora.

A obra percorre as diferentes etapas da língua portuguesa, de sua origem representada por castelos medievais, na Península Ibérica, até os primeiros registros dos portugueses.

“Escrevi a partir das ilustrações (assinadas por Silvia Amstalden), que por sinal são bastante significativas. Para não fugir da história e fazer uma interação, propus um diálogo com o pequeno leitor”, esclarece Susana. “Essas pessoas deixaram alguns escritos, principalmente em latim, em documentos – como os seus e os meus –, que dizem ao mundo quem somos nós, o que temos, quem são nossos pais”. O trecho, retirado da página 10, exemplifica a comunicação da escritora com o pequeno leitor.

Informação e ilustração

Ao contrário do livro anterior, “Convite à Navegação – Uma Conversa sobre Literatura Portuguesa”, em que a Susana passou para a ilustradora todo o conteúdo narrativo (da língua portuguesa desde as cantigas no galego-português até Gil Vicente, um dos autores portugueses mais importantes da atualidade e pioneiro do teatro português), dessa vez, as ilustrações foram o carro-chefe do livro.

"Ela (Silvia) foi muito feliz ao misturar desenhos de cavaleiros, trovadores, reis e navegadores com interferências de colagens de trechos de Amadís de Gaula (obra marcante do ciclo de novelas de cavalaria da Península Ibérica do século 16). As ilustrações têm humor, como o monstro marinho, a barca de Gil Vicente (com capetinha de um lado e anjo, do outro").

Leitura acompanhada

O aspecto lúdico do livro, no entanto, não retira de cena a narrativa engenhosa. “A publicação é direcionada para crianças, mas pressupõe o acompanhamento de um adulto”.

A identidade atual da nossa língua-mãe também é apresentada com detalhadas características de seu desenvolvimento e diferenças nos nove países em que a língua portuguesa é falada como idioma principal e compartilhada por mais de 250 milhões de pessoas.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por