Livro mostra a importância de aprender a perder e curtir os momentos com os amigos

Vanessa Perroni
vperroni@hojeemdia.com.br
21/10/2016 às 19:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:20

Em uma sociedade cada vez mais competitiva, em que as pessoas anseiam brilhar sozinhas, o escritor e ilustrador paulista Rafael Sanches lança o livro infantil “Albano e o Mistério da Ilha”, que mostra aos pequenos o tal do “espírito esportivo” e a importância de dividir bons momentos com os amigos, mais do que ganhar os jogos.

Albano é um albatroz (ave marinha) que vive em uma ilha com a família e cercado de amigos. Desastrado, ele não tem muitas habilidades para os jogos. Por sempre perder acaba se afastando dos amigos. Seguindo o conselho de uma tartaruga cria o próprio jogo, ganha e perde, mas percebe que é chato jogar sozinho.

Com uma escrita leve e direta, o autor deixa mensagens de aceitação das pessoas como elas são e a importância de saber perder tirando sempre de cada derrota uma lição. Sanches faz isso por meio das falas do personagem Albano, que revê seus conceitos e valores em diálogos com sua mãe. Assim na história, o albatroz pede desculpa aos amigos e os ensina o seu jogo, o Coxabol, que passa a ser a diversão da turma uma vez por semana. 

A ilustração traz cores vivas e figuras limpas, sem muitos detalhes e foi feita Sanches em parceria com Nívio Gaspar.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por