Alguns assuntos são tão necessários quanto difíceis de serem abordados com crianças e adolescentes. Mas livros podem ser muito úteis para iniciar uma conversa franca. É o caso de “O Medo e a Coragem” (EIS Editora, 20 páginas, R$20), escrito pela atriz, percussionista, cantora e compositora Janaína Starling em parceria com o ilustrador Laz Muniz, e que será lançado no próximo sábado (8), às 17h, na Leitura do Boulevard Shopping.

O livro conta a história de Maria, menina corajosa, que não tinha medo de nenhum bicho, nem de monstros, nem de escuro. Mas num dia como outro qualquer ela descobre, da pior maneira possível, que o homem pode ser mais perverso que qualquer bicho papão. E fica ainda mais triste porque seu agressor é alguém da família, em quem ela confiava.

Diante de tanta decepção e das ameaças sofridas, Maria se entristecia e murchava a cada dia. Mas consegue renovar as energias quando percebe que há quem a apoie e que ela pode denunciar o abusador sem medo.

A autora, que coordena o Teatro de Mobilização, da Secretaria de Políticas Sociais da Prefeitura de BH, não perde a chance de passar seu recado: “Abra os olhos, atenção! Não deixe que isso aconteça! Suspeitou de alguma coisa? Denuncie, disque 100! Com essa simples atitude você pode salvar alguém! É anônimo, não tenha medo! Tenha coragem você também!”. 

O disque 100 é um serviço de atendimento telefônico 24 horas, gratuito, da Ouvidoria dos Direitos Humanos.

“O Medo e a Coragem” é o primeiro de uma coleção infantojuvenil que vai abordar temas como bullying, racismo, inveja, inclusão de deficientes.