Música contemporânea: dez anos de "A Outra Cidade"

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
21/07/2013 às 08:36.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:14

No dia 11 de novembro de 2003, Kristoff Silva, Makely Ka e Pablo Castro subiram ao palco do Teatro Sesiminas para uma noite importantíssima para a história da música contemporânea de Belo Horizonte. Era o lançamento do disco “A Outra Cidade”, um projeto coletivo encabeçado pelo trio, mas que, no total, envolveu 44 artistas.

Dez anos depois, as músicas desenvolvidas ali no início do século voltam a ser contempladas ao vivo. O projeto “Mistura Minas” promove um show comemorativo de aniversário nesta terça-feira (23), no Teatro Bradesco.

Realizado ao longo de dois anos, o álbum foi o retrato de uma geração que começava a mostrar sua cara na cidade. Passava a euforia do pop rock noventista, e Belo Horizonte percebia que abrigava uma MPB sofisticada que não seguia estritamente os passos estéticos do Clube da Esquina.

“Somos filhos do projeto ‘Reciclo Geral’”, diz Kristoff Silva, lembrando do projeto que levou, em 2002, ao Reciclo Asmare Cultural, trabalhos de jovens artistas da cidade. “Não me lembro de outro lugar na cidade com programação semanal definida que desse visibilidade à música autoral da cidade”. Kristoff Silva lembra ainda a importância dos trabalhos de Avelar Jr., na orquestração, e Lucas Miranda, na programação eletrônica, para o sucesso estético do disco.

Estúdio

A estética plural e, por vezes, experimental de “A Outra Cidade” nasceu da juventude dos envolvidos. “Nenhum de nós havia gravado disco, entramos virgens no estúdio. Como era tudo muito novo para nós, construímos o disco num processo de tentativa e erro. Isso provoca uma experimentação muito grande”, conta Makely Ka, lembrando que a percussionista Daniela Ramos chegou a levar uma Kombi lotada de instrumentos para a gravação de uma única música, “O Chamador”.

Tantas experimentações e gravações exigiram uma mixagem complexa. “Eu e Kristoff trabalhávamos de dia e nos revezávamos nas madrugadas para mixar”, lembra Pablo Castro.

Show “Dez Anos de A Outra Cidade” no Teatro Bradesco Rua da Bahia, 2255), nesta terça-feira, às 20h30. R$ 30 e R$ 15 (meia). Participações de Sérgio Pererê, Titane e Marina Machado.
 
Leia mais na Edição Digital

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por