O feriadão chegou, mas tem muita gente que não pôde viajar, especialmente por falta de dinheiro no bolso. Mas nem por isso as pessoas precisam ficar em casa grudadas na TV. É hora de aproveitar o céu claro e a temperatura amena para curtir a vasta programação gratuita da capital e do interior. Tem opções para quem gosta de música, dança, literatura, brincadeiras...

SEXTA (27)

Mamutte

O artista Mamutte se apresenta nesta sexta (27), no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi - Teatro Raul Belém Machado (rua Jauá, 80, Alípio de Melo). O show faz parte da série de cinco apresentações realizadas com recursos da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte. No repertório, canções autorais do EP "Quase-Disco" e do álbum "Epidérmico". Às 20h30.

 

Concerto

Nesta sexta, o Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1534, Centro) recebe mais um concerto gratuito. Dessa vez, o pianista Thiago Santos participa do projeto "Concertos de outono da OAP" com uma apresentação de obras de grandes compositores, como Bethoven, Bach, Claude Debussy, Edino Krieger e Heitor Villa-Lobos. Às 19h30.

 

Espetáculos de dança

Em comemoração ao Dia Mundial da Dança (que ocorre no próximo domingo), os coletivos de dança usuários do Centro de Referência da Juventude farão uma performance nesta sexta, aberta ao público e nas dependências do espaço, localizado na Praça da Estação. São ao todo 12 coletivos, mesclados entre profissionais e estudantes, que contam com os mais diversificados gêneros, desde Hip-Hop a K-Pop, passando por dança de salão, funk e cheerleading. A performance será liderada pelo Ballet Jovem de Minas Gerais, que tem sua sede no Centro de Referência e é também um de seus principais parceiros na promoção de projetos para a juventude. A partir das 19h.

 

Palestra sobre literatura

Nesta sexta, às 17h, a professora Barjute Bacha apresenta a palestra "Elizabeth Rennó: Literaturas e Academias", uma análise da obra da Presidente da Academia Mineira de Letras. Este encontro propõe uma leitura do universo literário da escritora Elizabeth Rennó, buscando compreender os diversos matizes da palavra – elemento temático e peça constitutiva da sua poética. A palavra, matéria-prima da criação e da crítica, revela-se objeto essencial para atravessar a existência, conhecer as artes, percorrer o tempo, o espaço, sobretudo conquistar um lugar nas Academias e, neste abrigo tradicional da Letras, tentar instaurar outra ordem. Na Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1466, Lourdes).

 

Coleção Phases

A Editora Leader lança nesta sexta a “Coletânea Phases”, com a organização de Thereza Ferreira, master coach e criadora do método Phases. A obra será publicada em dois volumes: "Phases I – Da autodescoberta à alta Performance: 10 comportamentos preciosos para você despertar sua inteligência emocional" tem como objetivo levar ao leitor o exemplo dos dez coautores, que são exemplo de superação de várias maneiras e situações. Já "Phases Volume II – Transformando Empreendedores em Empresários – 10 comportamentos poderosos para você empreender, gerir e crescer com inteligência emocional qualquer negócio" traz exemplos práticos. Na FNAC do BH Shopping (rodovia BR-356, 3049, Belvedere).

 

Para melhor idade

Até sábado, o Anchieta Garden Shopping (av. Francisco Deslandes, 900) promove a “Semana do Envelhecimento Ativo”, com palestras e atividades práticas voltadas para a terceira idade. Nesta sexta, às 14h, tem festa Anos 60 no espaço. Já no sábado, a partir das 9h, o público conta com aula de Lian Gong, com a terapeuta Daniela Mangueira; palestra "Os segredos para uma vida longa e saudável", com o geriatra Estevão Valle; e palestra "Idadismo, o preconceito com a pessoa idosa", com o professor Thales Coutinho.

 

SÁBADO (28)

Inimá de Paula

O Museu Inimá de Paula, na rua da Bahia, está celebrando dez anos com uma série de atividades culturais. Entre elas está a oficina gratuita de autorretrato, no sábado, às 10h. A atividade, que terá duração média de uma hora, será ministrada pelos arte-educadores do museu. Para participar é preciso se inscrever por meio do link: https://goo.gl/5aXmUc. Serão disponibilizados materiais por parte da instituição para a produção. A faixa etária é a partir de 12 anos e a lotação máxima é de 15 pessoas. Nesse mesmo dia, acontece uma apresentação de Hip Hop no 3º piso, tendo como pano de fundo a Exposição "Arte Favela - Memórias Urbanas", às 14h. O show cria um ambiente de reflexão sobre a diversidade e a identidade cultural dos jovens moradores de vilas e favelas.

josé trajano

José Trajano lança livro no edifício Rainha da Sucata pelo Sempre um Papo

José Trajano

O Sempre Um Papo recebe o escritor José Trajano para o debate e o lançamento do livro "Os Beneditinos" (Alfaguara). Bem-humorada e melancólica, a obra mergulha de forma tocante nas memórias de um Rio de Janeiro romântico, com as glórias do passado e as perdas do presente. O narrador desta deliciosa trama não está em seus melhores dias. Perdeu o emprego de jornalista, vive só, no bairro da Mooca, e tem de cuidar da saúde, que não anda boa, mas uma descoberta pode mudar seu destino. O evento será no sábado, às 11h, Hub Minas Digital – Arena Edifício Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade.

 

Passeio noturno

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB) está realizando a 8ª edição do evento Lua Cheia no Museu. Neste sábado acontece mais uma edição. A programação inclui caminhada noturna na mata, com um bate papo sobre diversos aspectos do ambiente e uma mostra sobre répteis. O evento tem como objetivo ampliar o leque de atividades educativas oferecidas pelo Museu e proporcionar uma atividade cultural diferenciada, que contemple as dimensões do lazer e do conhecimento em um espaço único. Interessados em participar devem realizar inscrições pelo link www.ufmg.br/mhnjb/evento/lua-cheia-no-museu. Informações pelo (31) 3409-7650. O MHNJB fica na rua Gustavo da Silveira, 1.035, bairro Santa Inês.

 

Expedição Antártica

Quando o ser humano viaja para o continente mais gelado do mundo, os ventos fortes e a baixa temperatura agem sobre seu organismo. Andar, dormir, respirar e outras ações comuns do nosso dia a dia se tornam mais difíceis. A adaptação do corpo a essas condições de vida extrema será abordada no percurso Expedição Medicina Antártica, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700), realizada neste sábado, às 18h30. Voltada para as crianças, a atividade mostra como pesquisadores que ficam no território antártico por um tempo são afetados pelo frio.

 

Boi Luzeiro

Folia de Reis, Maracatu de Baque Virado, Coco, Congo, Ciranda e Lavadeiras do Norte de Minas. Essas são algumas das referências usadas pelo grupo Boi Luzeiro, que apresenta o espetáculo “Ser-tão” no próximo sábado, às 17h, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700). A apresentação faz um diálogo entre música, cena e poesia, propondo um resgate à cultura popular. Com encenações, voz, violão, violino, baixo e percussão, aborda os temas da terra, da natureza e do sertão.

 

Noites Cirsenses

O Circovolante, um dos principais projetos artísticos de Mariana, estreia neste sábado o projeto Noites Cirsenses, evento que reúne artistas locais, artesãos e a culinária da região. A primeira edição acontece às 19h, no Jardim (Praça Gomes Freire). Para a estreia, além da apresentação do Circovolante, a programação conta com o mágico Silas, o palhaço Vinagre e um show de samba com Erika Curtiss.

 

Jogos de tabuleiro

Neste sábado, das 10h às 16h, o Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420) recebe o programa educativo “Jogos do Mundo I Oficina do Pensar e Agir”. Aqui, o espaço propõe ao público atividades utilizando jogos de tabuleiro criados pelos mais diversos povos do mundo e em variadas épocas da história. A Oficina do Pensar e Agir, idealizada pela Origem, é uma metodologia educacional para desenvolver capacidades cognitivas e de sociabilidade que promove a interação, a inclusão, o diálogo criativo e favorece a socialização e o desempenho escolar.

 

Cine Sabadinho

O Cine Sabadinho, do Sesc Palladium (av. Augusto de Limas, 420), apresenta neste sábado, às 10h, o filme “Abril e o mundo extraordinário”. Nessa aventura, ambientada na Paris de 1941, a corajosa menina Abril terá que descobrir o que aconteceu com seus pais e todos os demais cientistas que sumiram misteriosamente. E para isso contará com a ajuda de Darwin, seu gato falante e de seu amigo Julius, um jovem que vive nas ruas.

 

Livros gratuitos

O Parque Municipal recebe, neste sábado, o evento “1010 Maneiras de Comprar um Livro sem Dinheiro”, que promoveo incentivo e promoção à leitura, distribuindo livros para a população mediante a realização de alguma pequena ação. Das 8h às 16h, na Praça da Administração do parque.

 

DOMINGO (29)

Atividades no parque

Este domingo será especial no Parque Lagoa do Nado - Centro de Referência da Cultural Popular e Tradicional do Lagoa do Nado (rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Itapoã). Haverá realização de diversas atividades, dentre elas: Sarau, Bate-papo e performance musical com Jussara Santos e Sérgio Santos, Ensaio aberto à Olubatá – Percussão Étnica, Ensaio Aberto Boi Luzeiro. Das 8h às 17h.

 

Festa da cerveja

A 2ª edição do Beer Horizonte toma conta da avenida Getúlio Vargas neste domingo, das 11h às 20h. A entrada é gratuita mediante retirada de ingressos via Central dos Eventos. Por enquanto, 16 cervejarias artesanais já confirmaram presença e foodtrucks com estilos variados de comida irão fornecer os comes e bebes para alegrar o público. Destaque para os sanduíches artesanais do FoodTruck Rock City.

 

Big Band Uemg

A BigBand, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), é a próxima atração dos Concertos Dominicais Peter Lund, realizado neste domingo, às 11h, no auditório do Museu de Ciências Naturais PUC Minas (av. Dom José Gaspar, 290, Campus Coração Eucarístico). A banda vai tocar grandes sucessos da MPB, como “Palco”, de Gilberto Gil, e “Flor de Liz”, de Djavan.

quarteto musik

O Quarteto Musik se apresenta na Casa Fiat de Cultura

Quarteto Musik

A Casa Fiat de Cultura apresenta ao público uma das peças mais representativas do barroco italiano interpretada pelo Quarteto Musik e convidados: “Stabat Mater”, de Giovanni Battista Pergolesi. A obra foi especialmente selecionada pelo grupo de câmara para sua primeira apresentação no programa Música na Capela, que terá como convidado o cravista Antonio Carlos de Magalhães, a soprano Liliane Maciel e a mezzo-soprano Jennifer Imanishi. O público poderá ouvir a peça sacra, na íntegra, neste domingo, das 11h às 12h, na Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura. A entrada é gratuita, com espaço sujeito à lotação (80 lugares).

 

Savassi é da gente

A programação do BH é da Gente – Savassi deste domingo conta com rua de lazer, Futebol de 5 (modalidade paradesportiva exclusiva para cegos ou deficientes visuais) e show com a Banda Nêga ( black, soul, rock nacional e internacional). Das 9h às 13h, no encontro das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas.