Termina neste domingo o prazo de inscrição para os showcases da terceira edição do Música Mundo. Inspirado em grandes feiras internacionais, o evento é uma plataforma de encontros da música brasileira com o mundo. A terceira edição – que acontece entre 6 e 10 de setembro, no CentroeQuatro, em Belo Horizonte –, recebe cerca de 40 convidados do Brasil e do mundo, entre programadores de festivais, compradores de shows, produtores musicais e jornalistas de cultura.
Um dos gestores do Música Mundo, Francisco Cereno explica que os showcases são como cartões de visita das bandas e músicos. “São apresentações curtas, para os convidados poderem acessar uma diversidade de shows e conhecerem melhor a cena. É um modelo que aprendemos em eventos internacionais. O público especializado prefere assistir a essas pequenas apresentações e, quando há interesse, procuram saber mais”, explica, ressaltando que serão selecionados 20 nomes por cinco curadores, dois estrangeiros e três brasileiros.
Para Cereno, o Música Mundo é uma oportunidade de os grupos desenvolverem relações de trabalho com outros países. “O processo de fazer turnês internacionais não é imediato, mas de médio, longo prazo. E o Música Mundo é um lugar propício para começar esses projetos. Os convidados vêm abertos para conhecer a música brasileira além do eixo Rio-São Paulo”, pontua, lembrando que muitas bandas conseguiram estabelecer parcerias e circulações internacionais na edição de 2016. “O Iconili, por exemplo, se apresentou no festival Psicodália e, depois, excursionou no México”, exemplifica.
Para participar da seleção para os showcases, músicos e bandas devem se inscrever gratuitamente no site www.musicamundo.com.br.