“Leve” é o nome do segundo disco de estúdio do cantor e compositor mineiro Marcos Catarina. O álbum, que traz uma mistura de ritmos brasileiros, com foco na poesia e no canto, será lançado nesta quarta-feira (20), na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. O artista apresenta canções autorais e releituras afetivas de composições de seu irmão, Vander Lee, na apresentação que contará com as participações especiais de Sérgio Pererê e Laura Catarina.

O álbum sucede o primeiro trabalho de Marcos Catarina, “Entre Canções” (2015), renovando a proposta musical e apontando para novos caminhos artísticos. “O primeiro disco tem arranjos mais voltados para o formato voz e violão. Já esse chega com uma roupagem mais pop, com uma formação de power trio. Pensamos em canções mais radiofônicas, mas que dialogam com a ideia da leveza e têm um apelo para a poesia e o canto”, explica, lembrando que a produção é assinada pelo músico Eneias Xavier, que também gravou o baixo.

“Leve” traz nove faixas autorais, além de duas versões de canções de Vander Lee. “Gravamos uma balada, chamada ‘Para Ser Levado em Conta’, mas que transformamos num xote, com uma pegada mais dançante. É uma música que ele fez para a Laura, que fará uma participação no show”, conta. “A outra é uma composição bem terna, chamada ‘O Dedo do Tempo no Barro da Vida’. Uma bossa, em que preservamos o ritmo, mas colocamos um violoncelo para abrir mais a canção”, diz.

Lembrando a perda de Vander Lee, falecido em agosto de 2016, Marcos ressalta que “nada mais importante que o tempo para falar sobre a passagem e travessia”. “Será, também, uma grande homenagem a ele. Além de estética, Vander foi uma referência em acreditar no sonho. Foi o primeiro da família a  ter a música como profissão. Música que também serve para amenizar a saudade e mantê-lo  por perto”.

Serviço: Marcos Catarina apresenta “Leve”. Quarta-feira (20), às 20h, na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537–Centro). Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).