Memes e vídeos divertidos ajudam a viralizar interesse por astrologia

Jéssica Malta
jcouto@hojeemdia.com.br
20/08/2016 às 15:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:28
 (Wesley Rodrigues)

(Wesley Rodrigues)

De Caetano Veloso a Britney Spears, os vídeos que trazem as músicas de cada signo têm tido lugar cativo na timeline de muita gente. Não é difícil encontrar, também, imagens e memes que trazem signos do zodíaco como protagonistas. A milenar astrologia viralizou no gosto popular, graças às redes sociais. E mesmo que muitas vezes o conteúdo seja apresentado de forma lúdica, os vídeos acabam ajudando na divulgação e despertando mais interesse, como afirma a astróloga Adriana Affonseca.

A estudante de arquitetura Isadora Marques Nascentes tem 19 anos e já carrega o gosto pela astrologia há quatro anos. Para ela, a popularização do assunto é algo bom. “O acesso a materiais e livros sobre astrologia antes inacessíveis ficou mais fácil”, afiança a estudante, acrescentando que a curiosidade inicial logo passou a fazer parte do dia a dia dela.

“Acompanho meu horóscopo por sites de astrologia. Eles me deixam mais atenta para algumas áreas da minha vida e mais aberta para outras. Eu costumo usá-lo para planejar minhas decisões”, conta.

O crescente interesse das pessoas pela influência do signo é apontado pela astróloga Adriana Affonseca como algo característico das gerações mais novas. “Elas estão mais interessadas. É uma questão de ampliação intelectual. As pessoas estão mais interessadas em tudo, em saber os porquês. Não aceitam mais informações impostas”. 

A pós-graduanda Maíra Cristina Corrêa Fernandes, de 23 anos, compartilha a visão da especialista e ressalta a importância do conhecimento no cotidiano. “Se a astrologia é um oráculo maravilhoso de autoconhecimento, o mesmo é válido para conhecer o outro. Se você começa a desenvolver o carinho e cuidado para consigo, naturalmente isso te torna uma pessoa mais compreensiva com o próximo”, pontua Maíra.

Horóscopo

Além da busca pelo autoconhecimento, a astrologia tem um papel importante de auxiliador nas decisões e na própria vida. “O horóscopo é um meio excelente para ajudar a nos conhecermos melhor e compreendermos as flutuações de nossos humores no dia a dia e, a partir daí, escolher os melhores momentos para tomar decisões”, avalia Maíra. 

Tanto Isadora quanto Maíra gostam de acompanhar previsões específicas de seus horóscopos, aquelas que levam em conta todas as características de seus mapas astrais. Desta forma, conseguem compreender a influência exata dos astros em seu cotidiano.

dos Signos

Autoconhecimento

Uma ferramenta de autoconhecimento. É assim que Adriana Affonseca define a astrologia. As informações partem dos chamados mapas astrais, que mostram a posição dos planetas e dos signos do zodíaco no momento do nascimento de cada pessoa. De acordo com a astróloga, formada em 2002, a astrologia abre a consciência dos indivíduos. “Quanto mais você se conhece, mais você consegue lidar com seus talentos e dificuldades”. 

E não faltam histórias que corroborem essa afirmação. “Uma pessoa veio até mim em busca de ajuda porque não conseguia ganhar dinheiro, mas quando eu fiz o mapa dela, descobri que era o contrário. Ela acabava se boicotando, então passamos a trabalhar o inverso, a tirar as crenças que ela tinha de que não era capaz”. 

Os astros também auxiliam na relação com o outro. A sinastria, que combina o mapa astral de duas pessoas, é uma aliada na resolução de problemas de relacionamento. Nessa combinação ficam explícitos os pontos negativos e positivos do casal. 

“Na sinastria, os mapas são sobrepostos e, a partir disso, trabalhamos os pontos negativos e valorizamos os positivos. Você começa a entender o outro e a entrar no seu universo”, explica.

Previsões

As previsões também são parte do trabalho dos astrólogos, mas aparecem de uma forma bem diferente dos horóscopos. Como explica Adriana, os trânsitos astrais, como são chamados, mostram como os posicionamentos dos astros podem influenciar no mapa astral de cada pessoa. A revolução solar também auxilia nesse âmbito. “Esse mapa apresenta uma sobreposição entre o mapa natal e o mapa do ano, aí podemos ver o que é preciso trabalhar durante aquele período”. 

Adriana destaca ainda as diferenças entre os mapas disponíveis na internet e os feitos com acompanhamento de um astrólogo. “Eles são muito válidos, mas são mapas sem interpretação. São totalmente técnicos”. A especialista explica que os mapas são ajustados na conversa. “É importante entender como cada um soube lidar com as dificuldades, como administrou seus talentos e como fez suas escolhas”. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por