O Memorial Minas Gerais Vale lançou nesta quinta-feira (8) um guia multimídia que vai auxiliar as pessoas a ter uma experiência ainda mais completa no museu, que integra o Circuito Liberdade. Por meio de um tablet, disponibilizado pelo próprio equipamento cultural, ou por aplicativo para celular (iOS e Android), os visitantes terão à disposição um guia virtual, com informações e curiosidades sobre os cerca de 30 espaços de exposição permanente, além de curiosidades sobre o prédio de 1897, onde funcionava a antiga Secretaria de Fazenda de Minas Gerais.

O guia está disponível em português, inglês e espanhol. Todas as informações estão disponíveis em áudio e texto. Por meio de perguntas e frases que provocam reflexão, o aplicativo busca ajudar no aprofundamento na vivência da visita.

O guia multimídia também ajuda a organizar percursos temáticos, por meio de uma seleção de salas e atrações. São oito propostas de roteiro: Literatura, Africanidades, República e memória, Mineiridades, Cartografia, Mulheres Geraes, Artes Visuais e Percurso da Criança. Esta última, por exemplo, conta com a ajuda da personagem Florinda, que propõe desafios e tarefas para os pequenos.

Mas o aplicativo também permite que o visitante personalize o roteiro, selecionando as salas que quer visitar e ordem do percurso, por meio de um mapa eletrônico do espaço.

O programa também vai ajudar o visitante a manter na memória a experiência da visita. Por meio da função "Meu registro", será possível montar um álbum de fotos feitos nos espaços do Memorial Vale. As imagens poderão ser compartilhadas nas redes sociais.

Outro recurso é a agenda, que permite ao usuário saber a programação artística do mês e se há, por exemplo, algum show, exposição fotográfica ou performance acontecendo no mesmo dia da visita.

Visita virtual

O Memorial Minas Gerais Vale também colocou no ar a Visita Virtual Memorial Vale. Com um smartphone, computador ou tablet, será possível para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo passear pelo museu. A visão de 360º graus terá apoio de música e textos narrados para cada espaço.

O deslocamento pode ser feito por meio de setas que levam para os espaços anexos, nos mesmos moldes de aplicativos como o Google Street View, ou por meio de menus que facilitam o acesso aos diferentes pisos ou diretamente às salas e espaços dos museus.

A visita está disponível em português, inglês, espanhol, francês e libras. Todas as narrações tem versões em texto escrito, para ampliar a acessibilidade do conteúdo. Para visitar o museu de forma virtual, acesse o endereço www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual.