Mesmo com plateias lotadas, orquestras investem na formação de público

Elemara Duarte - Hoje em Dia
18/03/2015 às 09:09.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:23
 (Paulo Lacerda/Divulgação)

(Paulo Lacerda/Divulgação)

A casa delas é sempre cheia, mas isso apenas não basta. O trabalho para a formação de público não pode ser deixado de lado. Pensando nisso, as orquestras Sinfônica e Filarmônica de Minas Gerais abrem as temporadas de apresentações de 2015 com o foco ainda maior na conquista de novos admiradores.

Nesta quarta e nesta quinta-feira (19), às 20h30, com o concerto da Sinfônica e com o Coral Lírico de Minas Gerais, a diretora artística da Fundação Clóvis Salgado, Cláudia Malta, espera que se repita o sucesso dos “aquecimentos” da orquestra no início do ano. “Em apresentação no Museu Inimá de Paula, a lotação foi máxima e cem pessoas ficaram do lado de fora”, lembra ela, citando o projeto Sinfônica no Museu.

Cláudia observa que a adesão dos belo-horizontinos ao erudito é sempre comprovada em diversos eventos (como também o Concertos no Parque), mas que a Fundação abre outras propostas para novos admiradores.

No próximo dia 25, às 9h30, no Grande Teatro do Palácio das Artes, grupos de estudantes – incluindo crianças – poderão conferir o projeto “Lírico Educativo”, com o Coral Lírico. “É um concerto didático”, diz Cláudia, anunciando ainda que haverá, posteriormente, a série “Sinfônica Educativa”, nos mesmos moldes para atrair novas plateias. Inscrições gratuitas pelo telefone (31) 3236- 7389 ou 3236- 7322.

Outra iniciativa que quer chamar mais gente para as grandes salas do Palácio das Artes é a “Sinfônica do Meio-Dia”, a partir de 31 de março, com entrada gratuita. “Queremos este público que dá um break na hora do almoço. Ele ouve um concerto e está pronto para enfrentar o restante do dia”, explica Cláudia.

A Filarmônica de Minas Gerais também prepara terreno para os novos amantes da música erudita. “Com a abertura da Sala Minas Gerais, o número de concertos mais que dobrou”, justifica o maestro Fabio Mechetti, sobre o aumento da “oferta” que vai necessitar de ainda mais “procura”. “Quanto mais, melhor!”, diz.

No domingo, às 11h, o projeto Concertos para a Juventude acontece pela primeira vez na Sala Minas Gerais. Os ingressos custam R$ 5 e o repertório contempla três obras de Beethoven.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por