MIMO Festival leva circuito de concertos, filmes e workshops gratuitos a Ouro Preto e Tiradentes

Hoje em Dia
15/10/2015 às 18:41.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:04

O  MIMO realiza sua 12ª edição em 2015 e leva uma parte do festival para as cidades históricas de Ouro Preto e Tiradentes, em Minas Gerais. O Circuito MIMO Minas oferecerá quatro concertos gratuitos, oito títulos no Festival MIMO de Cinema em Tiradentes e variadas atividades da Etapa Educativa, simultaneamente, nas duas cidades, nos dias 16 e 17 de outubro. Enfatizando as características originais do festival, o Circuito terá como cenário as belíssimas igrejas históricas.

Em Ouro Preto, as Igrejas do Carmo e de São Francisco de Assis serão iluminadas para receber os concertos. Em Tiradentes, eles acontecerão na Igreja Matriz de Santo Antônio. O MIMO Festival teve início em Paraty (RJ) e, após os concertos de Minas, continuará em novembro no Rio de Janeiro (13 a 15) e Olinda (PE, 20 a 22).

Sublinhando o conceito de reunir diferentes estilos da música instrumental, o Circuito MIMO receberá a dupla Gabriel Grossi e Bebê Kramer, que apresentarão o projeto “Realejo”, união do virtuosismo de Gabriel, na gaita, e do regionalismo do acordeão de Kramer. Também se exibirá nas duas cidades o aclamado Duo Milewski, formado pelo violinista polonês Jerzy Milewski e pela pianista catarinense Aleida Schweitzer, que farão um recital, que irá da música barroca até o tango, com obras de Léclair, Mozart, Gershwin e Piazzolla.

 

 

Programação Completa

 

Ouro Preto

 

Concertos

 

Dia 16/10
- Igreja do Carmo | 20h: Duo Milewski (violino e piano)

 

O consagrado Duo Milewski, formado pela pianista catarinense Aleida Schweitzer e o violinista polonês Jerzy Milewski, tem papel relevante na história do MIMO. Desde 2005, o casal faz as aulas-espetáculo destinadas às crianças na Etapa Educativa e concertos que contemplam os mais diferentes gêneros da música mundial.

 

Dia 17/10

- Igreja de São Francisco de Assis | 20h: Gabriel Grossi (harmônica) e Bebê Kramer (acordeon)

 

O encontro do acordeonista gaúcho Bebê Kramer e do harmonicista brasiliense Gabriel Grossi é a prova irrefutável de que a música instrumental brasileira está mais viva do que nunca. Músicos virtuosos, que desenvolvem carreiras admiráveis aqui e no exterior, eles criam composições de alto gabarito, onde somam a riqueza da linguagem brasileira a influências diversas. Aclamados por mestres, como Toots Thielemans e Dominguinhos, a parceria destes novos talentos se intensificou quando passaram a dividir casa no Rio de Janeiro. Desta convivência, resultou o elogiado CD “Realejo”, que a dupla mostrará, junto a obras de Piazzola e Dominguinhos, acompanhados pelo violonista brasiliense Sérgio Félix.

 

Etapa Educativa

 

Dia 16/10
- Fundação de Artes de Ouro Preto (FAOP) | 15h: MIMO Para Iniciantes

Ministrantes: Duo Milewski e Mr. Bruno

 

Dedicada exclusivamente a crianças entre 5 e 10 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino, esta iniciativa aproxima os alunos participantes do mundo da música, através de aulas-espetáculo ministradas pelo violinista Jerzy Milewski, a pianista Aleida Schweitzer e o bonequeiro e violinista Bruno Descaves. O trio, com vasta experiência pedagógica, associa os instrumentos e as marionetes para, de maneira lúdica, despertar o interesse das crianças para obras de mestres da música ocidental, eruditos e populares, lançando assim as primeiras sementes no fértil campo da criatividade infantil.

 

Dia 17/10

 

- Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP) – Departamento de Música | 15h30: Workshop “Realejo”

Ministrantes: Gabriel Grossi e Bebê Kramer

 

Expoentes da nova geração, o acordeonista gaúcho Bebê Kramer e o harmonicista brasiliense Gabriel Grossi mostrarão como somaram suas influências e estilos para criar a rica sonoridade do CD “Realejo”. O duo compartilhará ainda suas reflexões sobre a música instrumental brasileira contemporânea.

 

 

Tiradentes

 

Concertos

 

Dia 16/10
- Igreja Matriz de Santo Antônio | 20h: Gabriel Grossi e Bebê Kramer

 

Dia 17/10

- Igreja Matriz de Santo Antônio | 20h: Duo Milewski

 

 

Mostra de Cinema

 

Local: Sesi – Centro Cultural Yves Alves

 

Dia 16/10

 

17h30 - Araca - O samba em pessoa (Aleques Eiterer)

Reverberações - Itamar Assumpção (Pedro Colombo e Claudia Pucci)

 

19h30 - Meu canto é saudade: A poesia de seu Jucá da Angélica (Diógenes S. Miranda)

Eu sou Carlos Imperial (Renato Terra e Ricardo Calil)

 

Dia 17/10

 

17h30 - Toque de samba (Mariana Tavares e Vannessa Resende)

My name is now, Elza Soares (Elizabete Martins Campos)

 

19h30 - Classic Albums: O Terno (Felipe Arrojo Poroger)

Yorimatã (Rafael Saar)
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por