Ministério da Cultura capacita produtores sobre Lei Rouanet em Belo Horizonte hoje

Da Redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
19/04/2018 às 13:53.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:26

Minas Gerais é o terceiro estado do País com maior número de projetos executados com apoio do incentivo fiscal; já chega a quase 700 o número de inscritos no seminário do MinC para capacitação. O Ministério da Cultura (MinC) realiza, nesta sexta-feira, em Belo Horizonte (MG), o seminário Circuito #CulturaGeraFuturo, que capacita produtores culturais e gestores públicos a utilizarem os mecanismos de fomento à cultura disponibilizados pelo Governo Federal. A ministra interina da Cultura, Mariana Ribas, vai abrir o seminário, às 9h30, representando o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que cumpre agenda internacional. O evento, no Cine Theatro Brasil Vallourec, segue até 18h.

Belo Horizonte é a sexta das 27 capitais brasileiras a receber equipes do MinC que levam orientações sobre a Lei Rouanet, a Lei do Audiovisual, o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e outros mecanismos de fomento. Antes, os seminários, que ocorrerão até junho, foram realizados em Macapá (AP), Fortaleza (CE), Brasília (DF), João Pessoa (PB) e Rio Branco (AC). Até o momento, o seminário de Belo Horizonte apresenta o maior número de inscritos: já são quase 700, entre empreendedores e gestores culturais, além de artistas e outros profissionais da cultura. O número é mais do que o dobro dos inscritos em Macapá (AP), onde o circuito recebeu cerca de 300 pessoas, o maior número de participantes até agora. E quase sete vezes maior do que nos demais estados onde o circuito já passou.

Em 2017, o Estado de Minas Gerais ficou em terceiro lugar, entre todas as Unidades da Federação, em aprovação de novos projetos e captação de recursos por meio da Lei Rouanet. No mesmo período, o MinC aprovou 672 novos projetos mineiros para esse mecanismo e neste início de 2018 já foram mais 99 projetos. O intuito do MinC é estimular o setor local e fazer melhor uso desse mecanismo para fomentar a produção cultural. Para 2018, há um total de R$ 1,4 bilhão disponível para incentivo a projetos via Lei Rouanet em todo o Brasil, além de cerca de R$ 1,5 bilhão para o fomento ao Audiovisual.

Seminário

O seminário tem a duração de um dia. Uma equipe da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do MinC, responsável pela gestão da Lei Rouanet, vai explicar como funciona o principal mecanismo de fomento à cultura do País, orientando os participantes e tirando dúvidas sobre a apresentação de projetos. Além disso, representantes da Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC e da Agência Nacional do Cinema (Ancine) vão detalhar os editais e as linhas de financiamento disponíveis para o setor audiovisual. Durante o seminário, também serão dadas orientações a incentivadores sobre as vantagens e as formas de apoiar projetos culturais.

Serviço

Evento: Circuito #CulturaGeraFuturo 
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec (Praça Sete, rua dos Carijós, 258 – Centro)
Data: 20 de abril de 2018 (sexta-feira)
Horário: 9h30

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por